29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraSociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e autarquia de Sesimbra renovam...

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e autarquia de Sesimbra renovam parceria

Protocolo vai permitir dinamizar e promover o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sesimbra assinou recentemente o protocolo que renova a parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) para a dinamização de visitas e promoção do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (EILP), na Lagoa de Albufeira.

O trabalho conjunto das duas entidades para dinamização do EILP teve início em 2016, com assinatura de um primeiro protocolo que tem permitido garantir a monitorização e estudo regular da avifauna e ter o espaço aberto ao público cinco dias por semana.

Durante a renovação da parceria, a SPEA apresentou um conjunto de dados que revelam que, nos últimos cinco anos, as famílias foram quem mais visitou o EILP, logo seguidas de visitantes que têm como principal objectivo fotografar e fazer observação de aves.

- PUB -

Em 2016, o EILP teve 3 342 visitas e em 2020 foi visitado por 5 481 pessoas. Ao longo destes anos foram dinamizadas cerca de 40 actividades, desde aberturas nocturnas, formações para observação de aves, ateliers de construção de caixas-ninho, a actividades para famílias e comemoração de efemérides, que contaram com mais de 800 participantes.

O serviço educativo, por sua vez, organizou mais de 90 actividades no EILP, com perto de 2 mil participantes. Foi também às escolas do concelho, entre o 1.º e o 9.º ano, onde dinamizou 28 actividades onde participaram mais de 850 pessoas.

Entre os objectivos do mais recente protocolo está o envolvimento dos cidadãos na protecção a longo prazo do património natural da Zona de Protecção Especial da Lagoa Pequena, difundir o conhecimento junto da população local e visitantes sensibilizando para os seus valores naturais e visitação sustentável, garantir as condições de visitação e interpretação, educar públicos escolares locais, com o objectivo de formar uma geração de crianças e jovens empenhados na defesa e uso racional dos valores naturais, divulgar a Lagoa Pequena como local privilegiado na área da grande Lisboa para a prática de birdwatching e promover as potencialidades do território do concelho de Sesimbra para esta prática.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -