27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraRotary Club de Sesimbra retoma entrega de bolsas de estudo a jovens...

Rotary Club de Sesimbra retoma entrega de bolsas de estudo a jovens do concelho

Autarquia, juntas de freguesia e tecido empresarial local deram o seu contributo

 

- PUB -

Após vários meses de espera e dificuldades provindas do contexto pandémico, o Rotary Club de Sesimbra entregou no passado sábado bolsas de estudo a 13 jovens do concelho para o período 2020-2021.

Tal resultou de um trabalho do Rotary Club de Sesimbra em parceria com a autarquia sesimbrense, juntas de freguesia locais, empresários do concelho enquanto patrocinadores da iniciativa e a Fundação Rotária Portuguesa.

Carlos Sargedas, presidente do Rotary Club de Sesimbra, começou por falar do caminho percorrido até ao momento, recordando que chegaram a ser entregues 100 bolsas de estudo, que “simultaneamente apoiam carências económicas e reconhecem o mérito”.

- PUB -

Este ano, “face à pandemia que nos tem enfrentado, não foi fácil, quando a economia foi muito afectada, conseguir patrocinadores para as bolsas de estudo. No entanto, fomos à procura e conseguimos estas 13 que agora entregamos”.

A cerimónia teve lugar no Auditório Conde Ferreira, com os alunos a receberem um diploma de Bolseiros da Fundação Rotária Portuguesa e a entregar aos patrocinadores da iniciativa um diploma de reconhecimento.

O Governador do Distrito Rotário 1960 do Rotary Internacional, Roberto Carvalho, também na qualidade de presidente da Fundação Rotária Portuguesa, falou sobre o trabalho desenvolvido nas iniciativas Interact e Rotaract, deixando o desafio aos jovens para que pesquisem sobre os programas, que actuam em diversas áreas, em rede, com parceiros locais, nacionais e internacionais, e “podem realmente fazer a diferença nas suas vidas e nas vidas de outras pessoas que possam vir a ajudar neste sentido”.

- PUB -

“Os alunos são os agentes da transformação dos territórios”

Felícia Costa, vice-presidente e vereadora da educação da Câmara Municipal de Sesimbra, elogiou “este retomar de dinamismo em Sesimbra, concelho fantástico, onde a maior riqueza do território são as pessoas que em Sesimbra efectivamente trabalham em rede, em parceria, para que sejamos um concelho mais dinâmico e solidário”.

Aos alunos, que nas suas palavras “trabalharam para merecer este reconhecimento”, Felícia Costa desejou que as bolsas atribuídas possam ser um “estímulo para continuar a trabalhar e um incentivo para a vida profissional”, considerando ainda que “o território de Sesimbra precisa de jovens empresários, profissionais, com garra e atitude, que trabalhem neste sentido mais amplo e bonito de fazer a política, porque fazer a política é trabalhar para a transformação dos territórios e queremos acreditar que vocês são os verdadeiros agentes desta transformação que nunca está terminada”.

Por seu turno, Francisco Jesus, presidente do município de Sesimbra, partilhou que “apesar de a aposta na educação e no sucesso dos jovens não ter resultados imediatos, Sesimbra conseguiu em pouco mais de uma década passar dos piores resultados para o topo dos resultados em termos educacionais da Área Metropolitana de Lisboa, não só os resultados quantitativos mas também qualitativos”.

A atribuição destas bolsas de estudo faz, no seu entender, “ainda mais sentido no contexto em que vivemos, onde trabalhar em parceria é cada vez mais importante”, almejando que este “projecto âncora” do Rotary Club, que vem mitigar a desigualdade de acesso à educação que ainda hoje existe, seja um apoio, dado aos jovens e respectivas famílias, que se mantenha pelo futuro com mais bolsas atribuídas.

A manhã de sábado contou ainda com as participações dos presidentes das juntas de freguesia locais, Vítor Antunes, da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Maria Manuel Gomes, da freguesia do Castelo, e Laura Correia, da Junta de Freguesia de Santiago, que entregaram os diplomas aos alunos que apoiaram.

Em representação da Assembleia Municipal de Sesimbra, cuja “casa” é também o Auditório Conde Ferreira, João Narciso frisou o agrado com que “testemunha cerimónias como esta, onde podemos perceber a articulação entre todas as entidades envolvidas na dinamização desta actividade, em que os alunos distinguidos hoje serão os profissionais de sucesso do futuro”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -