24 Outubro 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Sesimbra Ministro do Mar assinala início da safra da sardinha em Sesimbra

Ministro do Mar assinala início da safra da sardinha em Sesimbra

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, estiveram este domingo em Sesimbra para assinalar a abertura da época de pesca da sardinha, com passeio a bordo da traineira “Filipa Irmão”.

- PUB -

 

A visita dividiu-se entre o momento da recepção, pelas 17h00, junto ao Largo da Marinha, na vila de Sesimbra, “um dos locais mais emblemáticos para os pescadores sesimbrenses”, e a largada da frota para o primeiro dia de pesca da sardinha deste ano.

 

- PUB -

Ao final da tarde, o grupo rumou ao Porto de Abrigo para acompanhar, com saída a bordo da embarcação “Filipa Irmão”, este arranque de época da pesca da sardinha em Sesimbra, o porto de pesca “com maior volume de pescado transaccionado e o segundo em valor monetário, a nível nacional, no que diz respeito ao ano de 2020”.

 

O momento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, de armadores e mestres da pesca do cerco, de organizações de produtores e de representantes de várias entidades ligadas ao mar.

- PUB -

 

Portugal determinou a reabertura da pesca da sardinha a partir das 00h00 horas do dia 17 de Maio, com um limite de capturas de 10 mil toneladas até ao final do mês de Julho para aquela que é uma das espécies com maior relevância na lota de Sesimbra.

 

A dimensão do stock de sardinha evoluiu muito significativamente, devido “ao esforço e ao empenho do sector”. De acordo com avaliação científica publicada em meados de 2020, registou-se um aumento de 179 mil toneladas em 2019 para 344 em 2020. No próximo dia 18 de Junho, o ICES – Conselho Internacional para a Exploração do Mar divulga nova avaliação do estado do stock, altura em que se determinarão então as quotas de pesca definitivas para Portugal e Espanha em 2021.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Leonor Amado foi encontrada viva hoje de manhã caída num penhasco em Palmela

A idossa foi socorrida pelos Bombeiros de Palmela, tendo sido levada para os Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, de onde teve alta ainda hoje cerca das 20h00

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Última Hora: Vitória aprova venda de 89% da SAD a investidor

Superpolícias da esquadra do Montijo sagram-se campeões europeus de jiu-jitsu

Ouro de José Peres e João Pavia soma a méritos profissionais: um já salvou uma vida humana; o outro efectou detenções fora de serviço
- PUB -