18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMinistro do Mar assinala início da safra da sardinha em Sesimbra

Ministro do Mar assinala início da safra da sardinha em Sesimbra

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, estiveram este domingo em Sesimbra para assinalar a abertura da época de pesca da sardinha, com passeio a bordo da traineira “Filipa Irmão”.

- PUB -

 

A visita dividiu-se entre o momento da recepção, pelas 17h00, junto ao Largo da Marinha, na vila de Sesimbra, “um dos locais mais emblemáticos para os pescadores sesimbrenses”, e a largada da frota para o primeiro dia de pesca da sardinha deste ano.

 

- PUB -

Ao final da tarde, o grupo rumou ao Porto de Abrigo para acompanhar, com saída a bordo da embarcação “Filipa Irmão”, este arranque de época da pesca da sardinha em Sesimbra, o porto de pesca “com maior volume de pescado transaccionado e o segundo em valor monetário, a nível nacional, no que diz respeito ao ano de 2020”.

 

O momento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, de armadores e mestres da pesca do cerco, de organizações de produtores e de representantes de várias entidades ligadas ao mar.

- PUB -

 

Portugal determinou a reabertura da pesca da sardinha a partir das 00h00 horas do dia 17 de Maio, com um limite de capturas de 10 mil toneladas até ao final do mês de Julho para aquela que é uma das espécies com maior relevância na lota de Sesimbra.

 

A dimensão do stock de sardinha evoluiu muito significativamente, devido “ao esforço e ao empenho do sector”. De acordo com avaliação científica publicada em meados de 2020, registou-se um aumento de 179 mil toneladas em 2019 para 344 em 2020. No próximo dia 18 de Junho, o ICES – Conselho Internacional para a Exploração do Mar divulga nova avaliação do estado do stock, altura em que se determinarão então as quotas de pesca definitivas para Portugal e Espanha em 2021.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -