21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra Sesimbra condecora instituições por se destacarem no concelho

Sesimbra condecora instituições por se destacarem no concelho

Juntas de Freguesia entre as mais de 20 entidades distinguidas

 

- PUB -

Por ocasião do feriado municipal, celebrado a 4 de Maio, Sesimbra costuma assinalar a data com a atribuição de condecorações a individualidades e instituições que no âmbito da sua actuação se têm destacado no concelho. O ano passado, devido ao confinamento geral decorrente da pandemia, este momento não aconteceu.

“Neste ano de 2021, embora ainda com um grande grau de incerteza sobre o futuro, decidimos fazer um reconhecimento extensivo a um conjunto de identidades que, particularmente durante o período mais crítico da nossa vida colectiva no concelho de Sesimbra, tiveram uma intervenção de partilha, parceria, de grande sentido de responsabilidade, estando na linha da frente”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.

Neste sentido, o município decidiu não incluir individualidades nas distinções deste ano, atribuídas a mais de 20 entidades, “posicionadas particularmente no apoio às pessoas mais vulneráveis do concelho, como reconhecimento pelo trabalho diário e pelo envolvimento de combate à pandemia” e pelo “trabalho colectivo exemplar de todos, numa resposta dada com recurso a centenas ou milhares de pessoas representativas destas entidades, do município, de empresas e até de particulares e anónimos”.

- PUB -

Mais do que condecorar, Francisco Jesus explica que esta é uma forma de “reconhecer às entidades, e a todos os seus dirigentes, trabalhadores, colaboradores, técnicos, que tiveram cada uma, nas suas funções, um papel preponderante para mitigar o problema que nos assolou e continua a assolar”.

Esta regra teve no entanto duas excepções, com medalhas de mérito concedidas à Casa Zimbra, loja com 130 anos na vila de Sesimbra, em representação da economia local, e ao Agrupamento 325 de Sesimbra do Corpo Nacional de Escutas da vila de Sesimbra, que comemorou os seus 50 anos em 2020 e que representa desta forma “a resistência e persistência do movimento associativo no concelho, também parceiro fundamental do município”.

As condecorações desportivas serão deixadas para outra ocasião. De acordo com Vítor Antunes, presidente da freguesia da Quinta do Conde, “os confinamentos trouxeram a evidência da importância do poder local, a necessidade maior de os serviços públicos, incluindo as autarquias, proporcionarem a resposta de que as populações precisam” e no concelho “a rede estava preparada e respondeu de modo satisfatório”.

Entidades galardoadas

- PUB -

– Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra
– Unidade de Saúde Pública de Sesimbra
– Associação de Beneficiência, Amizade e Solidariedade
– Centro de Apoio Sociocultural União Zambujalense
– Tias – Lar de terceira idade
– Centro de apoio extra hospitalar “A Túlipa”
– Casa de repouso “A casinha do idoso”
– Casa de repouso “Maria de Fátima”
– Casa de repouso “Miminho da avózinha”
– Casa de repouso “Nova família”
– Casa do Povo de Sesimbra
– Centro Comunitário da Quinta do Conde
– Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz
– Centro Paroquial do Bem-Estar Social do Castelo de Sesimbra
– Cercizimbra – lar residencial
– Grupo Sócio-caritativo Encontra a Esperança
– Lar Cantinho da Esperança
– Lar Cantinho dos Nossos Pais
– Residência de idosos Feliz Manjerico
– Residência sénior Egas Moniz
– Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra
– Junta de Freguesia do Castelo
– Junta de Freguesia de Santiago
– Junta de Freguesia da Quinta do Conde

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...

Nuno Pinto: “Para o ano voltaremos a tentar ainda mais fortes”

“Sem sombra de dúvidas, foi a temporada mais complicada da minha carreira”, afirma.
- PUB -