21 Junho 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra Festival em Sesimbra pretende celebrar e aproximar famílias do concelho

Festival em Sesimbra pretende celebrar e aproximar famílias do concelho

Iniciativa parte do projecto Família + e envolve associações e entidades locais

 

- PUB -

“Em tempos, existia uma comemoração alusiva ao dia da família na Quinta do Conde, organizada pela Junta de Freguesia e pelo Centro Comunitário, que se chamava Festa Família”, começa por dizer Vanda Robalo, coordenadora do projecto CLDS4G Família +, a O SETUBALENSE.

“Quando o projecto Família + teve início, em Setembro de 2020, e tendo presente que a entidade que coordena o projecto é o Centro Comunitário e que o projecto é concelhio, ponderou- -se festejar esta data e retomar esta ideia, que já tem aqui uma raiz. Agarrámos esta semente e resolvemos espalhá-la por todo o concelho com o objectivo de criar um festival para a família”, adianta.

Nos próximos dias 15 e 16 o concelho recebe, assim, o Festival da Família, que tem como mote “por um concelho mais amigo das famílias” e como principal objectivo “aproximar as famílias, uma vez que se insere também nas directrizes do próprio projecto: estimular mais actividades, trabalhar os direitos, prevenir a pobreza infantil, e nada melhor do que o poder fazer isto em família. O trabalho é sempre mais rico”, considera.

- PUB -

A programação compõe-se a partir de parcerias estabelecidas entre o projecto e associações e entidades do concelho que, “cada uma à sua maneira, dando o seu contributo, fez o festival acontecer”. Divide-se por diferentes partes do concelho, marcando presença nas três freguesias, com participação limitada e as devidas medidas de segurança, de forma a seguir as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e a garantir que não surgirão ajuntamentos.

“Grande parte das iniciativas estão sujeitas a inscrição principalmente por este motivo, para nos ajudar a concretizar e a gerir cada uma delas”, explica Vanda Robalo. Deste conceito de festival concelhio, fazem parte actividades nos âmbitos da animação e lazer, cultura e educação, desporto e natureza.

A rubrica “Famílias como nós”, a iniciativa “Árvore das Palavras”, desenvolvido pelo e no Mercado das Palavras, na Quinta do Conde, exposições, horas do conto, visitas aos museus de Sesimbra, momentos musicais, teatrais e de jogos, dinâmicas desportivas e outras actividades ao ar livre preenchem os dois dias de festival, sem esquecer os novos dois espaços Família +.

- PUB -

“Aproveitamos ainda este momento para lançar dois serviços de aconselhamento familiar, que fazem parte do projecto Família +, um no Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Santiago e outro no Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo, na Quinta do Conde”, conta, acrescentando que “serão mais dois espaços de serviços que temos disponíveis, de primeiros socorros psicológicos, gratuitos e sigilosos, que pretendem dar apoio sempre que uma família se sinta numa situação de crise”.

- PUB -

Mais populares

Moradores de cooperativas em Azeitão preocupados com leilão das suas casas

Os moradores da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bairro dos Trabalhadores, em Azeitão, foram recentemente surpreendidos com a informação de que as suas...

Burger King abre este Verão na Quinta Fonte da Prata

Novo espaço vai criar 20 postos de trabalho e terá Drive In disponível   O novo restaurante da cadeia norte-americana Burger King, cuja estrutura encontra-se em...

Nuno Pinto: “Para o ano voltaremos a tentar ainda mais fortes”

“Sem sombra de dúvidas, foi a temporada mais complicada da minha carreira”, afirma.
- PUB -