26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraFestival em Sesimbra pretende celebrar e aproximar famílias do concelho

Festival em Sesimbra pretende celebrar e aproximar famílias do concelho

Iniciativa parte do projecto Família + e envolve associações e entidades locais

 

- PUB -

“Em tempos, existia uma comemoração alusiva ao dia da família na Quinta do Conde, organizada pela Junta de Freguesia e pelo Centro Comunitário, que se chamava Festa Família”, começa por dizer Vanda Robalo, coordenadora do projecto CLDS4G Família +, a O SETUBALENSE.

“Quando o projecto Família + teve início, em Setembro de 2020, e tendo presente que a entidade que coordena o projecto é o Centro Comunitário e que o projecto é concelhio, ponderou- -se festejar esta data e retomar esta ideia, que já tem aqui uma raiz. Agarrámos esta semente e resolvemos espalhá-la por todo o concelho com o objectivo de criar um festival para a família”, adianta.

Nos próximos dias 15 e 16 o concelho recebe, assim, o Festival da Família, que tem como mote “por um concelho mais amigo das famílias” e como principal objectivo “aproximar as famílias, uma vez que se insere também nas directrizes do próprio projecto: estimular mais actividades, trabalhar os direitos, prevenir a pobreza infantil, e nada melhor do que o poder fazer isto em família. O trabalho é sempre mais rico”, considera.

- PUB -

A programação compõe-se a partir de parcerias estabelecidas entre o projecto e associações e entidades do concelho que, “cada uma à sua maneira, dando o seu contributo, fez o festival acontecer”. Divide-se por diferentes partes do concelho, marcando presença nas três freguesias, com participação limitada e as devidas medidas de segurança, de forma a seguir as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e a garantir que não surgirão ajuntamentos.

“Grande parte das iniciativas estão sujeitas a inscrição principalmente por este motivo, para nos ajudar a concretizar e a gerir cada uma delas”, explica Vanda Robalo. Deste conceito de festival concelhio, fazem parte actividades nos âmbitos da animação e lazer, cultura e educação, desporto e natureza.

A rubrica “Famílias como nós”, a iniciativa “Árvore das Palavras”, desenvolvido pelo e no Mercado das Palavras, na Quinta do Conde, exposições, horas do conto, visitas aos museus de Sesimbra, momentos musicais, teatrais e de jogos, dinâmicas desportivas e outras actividades ao ar livre preenchem os dois dias de festival, sem esquecer os novos dois espaços Família +.

- PUB -

“Aproveitamos ainda este momento para lançar dois serviços de aconselhamento familiar, que fazem parte do projecto Família +, um no Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Santiago e outro no Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo, na Quinta do Conde”, conta, acrescentando que “serão mais dois espaços de serviços que temos disponíveis, de primeiros socorros psicológicos, gratuitos e sigilosos, que pretendem dar apoio sempre que uma família se sinta numa situação de crise”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -