29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraGNR apreende 83 barbatanas de tubarão no porto de Sesimbra

GNR apreende 83 barbatanas de tubarão no porto de Sesimbra

Foram ainda encontrados “21 quilogramas daquele peixe esfolado e esviscerado”, anunciou a GNR

 

- PUB -

A GNR apreendeu hoje 83 barbatanas de tubarão no Porto de Pesca de Sesimbra, no âmbito de uma fiscalização dirigida às actividades de pesca profissional. A acção permitiu ainda encontrar 21 quilogramas daquele peixe esfolado e esviscerado.

Segundo a informação divulgada, a apreensão da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) de Setúbal ocorreu após a fiscalização de uma embarcação de pesca do espadarte.

“Por ser proibido remover as barbatanas dos tubarões a bordo dos navios e manter a bordo, transbordar ou desembarcá-las, foram identificados o mestre da embarcação e a empresa responsável da embarcação. Foi ainda elaborado o respectivo auto de contra-ordenação, cuja coima pode atingir 25 mil euros”, indicou a GNR em comunicado.

- PUB -

Na nota, é explicado que a prática da remoção das barbatanas “contribui para a mortalidade excessiva” da espécie, ameaçando a sua sustentabilidade futura.

“A prática da ‘remoção das barbatanas de tubarões’ consiste em remover as barbatanas dos tubarões e devolver a parte restante do corpo ao mar, onde o animal acaba por se afundar, sangrando até à morte ou sufocando”, lê-se ainda no mesmo comunicado.

- PUB -

De acordo com a GNR, a União Europeia (UE) é um dos maiores exportadores de barbatanas e uma importante plataforma de trânsito para o comércio mundial de barbatanas, apesar de ser uma prática ilegal.

“A GNR concorre diariamente para o esforço de acabar com o comércio de barbatanas na UE, incluindo a importação, a exportação e o trânsito de barbatanas que não se encontrem naturalmente unidas ao corpo do animal”, sublinhou aquela força de autoridade.

As 83 barbatanas apreendidas e os 21 quilogramas de tubarão foram entregues no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para análise.

JML // ROC / Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -