29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraIncêndio na zona da Lagoa de Albufeira ainda sem causa conhecida

Incêndio na zona da Lagoa de Albufeira ainda sem causa conhecida

A combater as chamas durante a tarde da passada segunda-feira estiveram 133 operacionais, 41 viaturas e 7 meios aéreos

 

- PUB -

O incêndio que deflagrou na segunda-feira na zona da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, foi dado como dominado durante a tarde do mesmo dia, mas os trabalhos de controlo e prevenção prolongaram-se durante a noite. Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e autoridades locais estão agora a averiguar a área ardida e as causas prováveis do fogo, que começou pelas 15h00.

Durante o pico do combate às chamas, que ocorreu pelas 18h00, estiveram no local 133 operacionais, 7 meios aéreos e 41 viaturas de corporações locais. Mais do que as condições climatéricas, a grande dificuldade para os bombeiros foram as dificuldades no acesso ao local. A zona envolvente da Lagoa de Albufeira é caraterizada por ser uma área florestal e com muitas dunas, o que complicou uma deslocação mais rápida.

As primeiras chamas deflagraram pelas 15h22, com o primeiro alerta a ser dado alguns minutos depois, pelas 15h34. De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, depois de algumas horas no local, o incêndio foi dado como controlado por volta das 19h00, mas uma equipa de operacionais continuou no local durante a noite e permaneceu até ontem, mantendo ativos os trabalhos de rescaldo e vigilância, de modo a minimizar os riscos de um reacendimento.

- PUB -

Fogo fora de época

Terminado o período mais crítico da época de incêndios em Portugal, que é definido entre os dias 1 de Julho e 30 de Setembro, é possível concluir que o incêndio da passada segunda-feira não pode ser encarado como caso habitual no município. De acordo com o CDOS, durante os meses de Verão foram apenas registadas ocorrências pontuais no concelho, a maioria delas iniciadas na sequência de pequenas queimadas e resolvidas com uma atuação rápida dos bombeiros locais.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -