2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCasa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Casa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Autarquia apresentou os trabalhos complementares que visam a recuperação do aqueduto

 

- PUB -

A Casa da Água e o aqueduto que outrora abasteceu o Cabo Espichel completaram 250 anos e a efeméride foi assinalada pela autarquia com uma sessão na qual foram apresentados os trabalhos complementares à Casa da Água e ao Cercado da Horta, que visam a recuperação do aqueduto.

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, marcou presença no evento, bem como vários técnicos da autarquia e de representantes de entidades que têm acompanhado os trabalhos de restauro nestes últimos meses. “Apesar das circunstâncias actuais era importante assinalarmos esta efeméride, com este e também outros momentos que podem acontecer durante os próximos meses”, afirmou o edil.

A sessão decorreu no Cabo Espichel, cujo Santuário será recuperado ao longo dos próximos anos depois de um acordo entre a autarquia e a Confraria de Nossa Senhora do Cabo que contou ainda com a participação do Turismo de Portugal. De acordo com o que foi aprovado pelo município, ambas alas (toda a ala norte pertencente à autarquia e parte da ala sul, posse da Confraria) seguirão para concurso público brevemente. O lançamento do mesmo estava inicialmente previsto para dia 28 mas será realizado numa outra data por motivos de agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante a sua intervenção, Francisco Jesus lembrou o trabalho feito pela autarquia nos últimos anos ao nível da recuperação e valorização do património, “que tem em conta não apenas a perspetiva de atração turística, mas também a sua importância e representatividade na memória de todos os sesimbrenses”, dos quais é exemplo as requalificações da Fortaleza de Santiago, do Castelo de Sesimbra, da Casa do Bispo ou da Capela de São Sebastião, cuja obra já foi adjudicada. O edil destacou ainda o papel do falecido Augusto Pólvora, antigo presidente do município, na missão de recuperar o património.

- PUB -

Esta apresentação, acompanhada por um momento musical, integrou as comemorações da Festa de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que se realiza há mais de seis séculos no último fim-de-semana de Setembro mas este ano, devido à situação pandémica, não pôde contar com as festividades habituais mas foi assinalada com uma missa ao ar livre.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -