27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraCasa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Casa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Autarquia apresentou os trabalhos complementares que visam a recuperação do aqueduto

 

- PUB -

A Casa da Água e o aqueduto que outrora abasteceu o Cabo Espichel completaram 250 anos e a efeméride foi assinalada pela autarquia com uma sessão na qual foram apresentados os trabalhos complementares à Casa da Água e ao Cercado da Horta, que visam a recuperação do aqueduto.

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, marcou presença no evento, bem como vários técnicos da autarquia e de representantes de entidades que têm acompanhado os trabalhos de restauro nestes últimos meses. “Apesar das circunstâncias actuais era importante assinalarmos esta efeméride, com este e também outros momentos que podem acontecer durante os próximos meses”, afirmou o edil.

A sessão decorreu no Cabo Espichel, cujo Santuário será recuperado ao longo dos próximos anos depois de um acordo entre a autarquia e a Confraria de Nossa Senhora do Cabo que contou ainda com a participação do Turismo de Portugal. De acordo com o que foi aprovado pelo município, ambas alas (toda a ala norte pertencente à autarquia e parte da ala sul, posse da Confraria) seguirão para concurso público brevemente. O lançamento do mesmo estava inicialmente previsto para dia 28 mas será realizado numa outra data por motivos de agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante a sua intervenção, Francisco Jesus lembrou o trabalho feito pela autarquia nos últimos anos ao nível da recuperação e valorização do património, “que tem em conta não apenas a perspetiva de atração turística, mas também a sua importância e representatividade na memória de todos os sesimbrenses”, dos quais é exemplo as requalificações da Fortaleza de Santiago, do Castelo de Sesimbra, da Casa do Bispo ou da Capela de São Sebastião, cuja obra já foi adjudicada. O edil destacou ainda o papel do falecido Augusto Pólvora, antigo presidente do município, na missão de recuperar o património.

- PUB -

Esta apresentação, acompanhada por um momento musical, integrou as comemorações da Festa de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que se realiza há mais de seis séculos no último fim-de-semana de Setembro mas este ano, devido à situação pandémica, não pôde contar com as festividades habituais mas foi assinalada com uma missa ao ar livre.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -