20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraTransportes Colectivos do Barreiro vão alargar serviço à Quinta do Conde

Transportes Colectivos do Barreiro vão alargar serviço à Quinta do Conde

Carreiras 9 e 16 vão em breve prolongar o serviço entre a estação ferroviária de Coina e aquela zona do concelho de Sesimbra

 

- PUB -

Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) vão passar a estender o seu serviço à Quinta do Conde e vice-versa, no concelho vizinho de Sesimbra, através do prolongamento das carreiras 9 e 16, que actualmente ligam o terminal ferro-fluvial, na Verderena, e a Praça da Amizade, à estação ferroviária da Fertagus, na freguesia de Coina.

De acordo com João Pintassilgo, vice-presidente do município barreirense, “tínhamos há muito tempo a aceitação e o interesse do município de Sesimbra, em que os TCB ali parassem e finalmente foram essas autorizações que agora se concretizaram”, anunciou recentemente em sessão camarária.

Segundo o responsável, “após a autorização prévia do conselho de administração dos TCB, temos de trazer a reunião de câmara a aprovação desta nova paragem que vai facilitar em muito a deslocação entre o Barreiro e a Quinta do Conde, colmatando alguma falta que o município de Sesimbra já tinha notado no sentido de facilitar o transporte daquela zona até à estação”, acrescentou, antes de a proposta apresentada pelo executivo ter sido aprovada por maioria.

- PUB -

Alerta para eventual lotação das carreiras

Durante a sessão, o vereador social democrata Pedro Martins, alertou para os cuidados a ter “com a eventual sobrelotação das carreiras em causa, tendo em conta o aumento previsível do número de passageiros” e solicitou que os serviços municipalizados “tenham em conta esta questão se for necessário aumentar a frequência” das mesmas carreiras.
Já a bancada da CDU, apesar de ter acabado por votar favoravelmente o documento, apontou algumas criticas à forma como se desenrolou o processo e o facto de não ter sido salientado o papel do antigo presidente do município, Carlos Humberto de Carvalho, no que toca a esta matéria tão ansiada por ambas as populações.

“Há um protocolo proposto e aprovado entre a Câmara de Sesimbra e a do Barreiro desde Junho de 2017 e não percebo porque estamos há dois anos e meio para concretizar esta matéria”, afirmou o vereador comunista Rui Lopo.

- PUB -

Antes da votação, João Pintassilgo assinalou que já havia referido o nome do antecessor de Frederico Rosa e que considera ser “desnecessário e exagerado que sempre que se fale do novo sistema de transportes tenha que se fazer esta referência, que acredito que o próprio dispensa”, concluiu. LG

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -