27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraMunicípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra juntos em projectos de mais de...

Municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra juntos em projectos de mais de nove milhões

A Quinta de Catralvos, em Azeitão, vai servir de palco, nesta quinta-feira, a partir das 10h00, à apresentação de um conjunto de projectos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, que, no total, ultrapassam os nove milhões de euros. Este conjunto de projectos, co-financiado em 50 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), abrange áreas como a mobilidade urbana, a inclusão social e o desenvolvimento turístico.

- PUB -

A apresentação contará com a presença dos três presidentes de câmara, Maria das Dores Meira (Setúbal), Álvaro Amaro (Palmela) e Augusto Pólvora (Sesimbra).

“Um dos projetos é a CICLOP 7 – Rede Ciclável da Península de Setúbal, que se destina à criação de um circuito de ciclovias, assim como de troços pedonais, de ligação entre os territórios dos três municípios parceiros, com o objectivo de conectar os rios Sado e Tejo”, revela a autarquia sadina, sublinhando que no toca a mobilidade “os três concelhos apresentam a Hub10 – Plataforma Humanizada de Conexão Territorial, de melhoria da EN 10, com vista a promover a Península de Setúbal como área privilegiada de expansão da região metropolitana de Lisboa”.

Em cima da mesa estará também o Prarrábida – Plano de Acção para a conservação, valorização e promoção do património histórico, cultural e natural da Arrábida –, que incide no sector do turismo sustentável. Além dos três municípios parceiros, o plano conta com o envolvimento do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

- PUB -

“O Prarrábida, alinhado com a Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Centralidade Arrábida, pretende sustentar a atractividade turística do território com base na salvaguarda e valorização do património, tendo em conta a ecologia do espaço e a melhoria da qualidade de vida”, explica o município setubalense.

PRIA – Percursos em Rede na Inclusão Activa – é o nome de outro projecto que os três municípios têm em desenvolvimento. “Trata-se de uma resposta dos municípios às necessidades registadas em cada um dos territórios para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa, com especial atenção para as populações mais vulneráveis”, indica a autarquia sadina, concluindo que a política de inclusão activa “visa a capacitação de pessoas e a criação de oportunidades nos sistemas públicos, em instituições sociais e nos parceiros locais, através da inovação na forma de planear, organizar e trabalhar”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -