Festas de Corroios começam hoje com a subida ao palco da banda que tem temas como “Dança de Balcão” e “Tomo conta desta tua casa”
Os Virgem Suta são os cabeças de cartaz do primeiro dia das Festas de Corroios. Com cerca de década e meia de existência, os Virgem Suta primam – desde a primeira hora – por apresentarem retratos da sociedade portuguesa, com predominância para as zonas e a cultura dos meios mais “rurais”.
A elegância e a ironia com que nos brindaram no primeiro álbum, em 2009, deixaram marcas na música portuguesa, com um olhar atento para realidade de uma sociedade real, apesar de, aparentemente, parecer estar em… “vias de extinção”.
Temas como “Dança de Balcão”, “Tomo conta desta tua casa”, “Ressaca”, “Linhas Cruzadas”, “Mula da Agonia”, são de uma acutilância certeira em matéria de palavras, apoiadas numa musicalidade que vagueia entre o pop e o tradicional.
Regressaram aos discos em 2012, com um “Doce Lar” que em nada fica atrás do seu antecessor. Entre algumas reedições e inclusão de novas versões, nomeadamente “Linhas cruzadas”, com a participação de Manuel Azevedo dos Clã e uma versão contagiante de “Playback” de Carlos Paião, os Virgem Suta realizaram alguns concertos pelo País, e em 2017, um concerto memorável (porque a festa foi enorme) no CCB em Lisboa.
Antes tinham editado “Limbo”, o seu terceiro álbum, sem o impacto editorial dos seus antecessores. Não por falta de qualidade, mas por qualquer razão editorial desconhecida…
Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda mereciam uma maior atenção, quer das editoras discográficas, quer da Imprensa, porque a sua originalidade e talento são inquestionáveis. E ao vivo, a festa (repito, que acontece com elegância, bom gosto e ironia) é garantida. Corroios tem oportunidade de o confirmar já hoje, pelas 22 horas.
Antes dos Virgem Suta, sobem ao palco os Mars County, banda vencedora da edição deste ano do Festival Música Moderna de Corroios. Entre o pop e o rock, a banda lisboeta vai apresentar-se ao publico com o seu EP de estreia na agenda, oportunidade única de mostrar o seu talento a um publico mais vasto.