12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
SeixalJazz começa hoje com nomes portugueses e o melhor som norte-americano

SeixalJazz começa hoje com nomes portugueses e o melhor som norte-americano

SeixalJazz começa hoje com nomes portugueses e o melhor som norte-americano

Os espectáculos vão passar pelo palco do Fórum Cultural e também pela Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

É hoje, quinta-feira, 12 de Outubro, que começa o Festival Internacional SeixalJazz, aquele que é considerado um dos maiores acontecimentos no País dedicado a esta expressão musical. Até 21 de Outubro, pelo Fórum Cultural do Seixal vão passar seis concertos, sempre a partir das 22h00, e outros tantos vão ouvir-se na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, em duas sessões, às 23h00 e às 00h00.

- PUB -

Os bilhetes estão à venda na rede Ticketline e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal. As entradas para cada espectáculo têm um custo de 12 euros, com desconto de 25% para jovens até aos 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

“Além dos grandes nomes que marcaram o jazz norte-americano nas últimas décadas, o Seixal recebe nesta edição dois promissores projectos portugueses, liderados por músicos que, embora jovens, têm já um percurso assinalável: o baterista Mário Costa e o saxofonista Ricardo Toscano”, refere o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva

O cartaz conta ainda com um ensemble europeu, conduzido pelo contrabaixista Per Zanussi.

- PUB -

“A qualidade a que o SeixalJazz já acostumou o público está bem patente novamente nesta edição que certamente contará com casa cheia”, salienta ainda o autarca.

Dia 13 com a actuação de Ricardo Toscano, em saxofone alto, no Auditório Municipal. A ligação do saxofonista com a música começou cedo, por intermédio do seu pai, também músico.

Foi na Sociedade Filarmónica Operária Amorense, uma das centenárias filarmónicas do concelho do Seixal, que começou a desenvolver o seu talento, ao aprender clarinete.

- PUB -

Ricardo Toscano First Take é o espectáculo que o saxofonista estreia no SeixalJazz, respondendo a um convite lançado pela organização do festival, em que irá sair da zona de conforto que uma formação fixa lhe traz e que a crítica confirma pela solidez dos seus discos.

No dia seguinte o palco é de Mário Costa Quarteto, que irá apresentar “Chromosome”, um trabalho que reúne um conjunto de temas preparados com o cuidado que permite a cada elemento a exploração das suas qualidades e que engrandece o brilhantismo de um disco tão cativante quanto inesperado nos seus nove temas.

Além dos concertos no palco principal do Auditório Municipal, decorrem também os concertos no SeixalJazz Clube, permitindo o usufruto de um conjunto de espectáculos com entrada gratuita. Um espaço que pretende recriar um clube de jazz, de ambiente informal, e cuja programação privilegia a apresentação de grupos nacionais e de projectos assentes na música improvisada e no free jazz.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -