Associação temia que o contrato-programa com o município fosse chumbado pela oposição PS e PSD
A continuidade do projecto expressão musical da Associação dos Amigos do Tocá Rufar nas escolas do Seixal, foi hoje aprovado por unanimidade em reunião de câmara.
A Associação dos Amigos do Tocá Rufar marcou para quarta-feira uma manifestação junto aos serviços centrais da Câmara do Seixal para contestar a possibilidade de o projecto terminar nas escolas do concelho uma vez que considerava haver o risco de o contrato-programa com o município para o curso regular no ano lectivo de 2022/2023 vir a ser chumbado pela oposição PS e PSD.
Contudo hoje os vereadores dos dois partidos da oposição assim como o vereador independente votaram a favor do projecto assim como os vereadores com pelouro (CDU) tendo este sido aprovada por unanimidade.
A comparticipação financeira à Associação dos Amigos do Tocá Rufar hoje aprovada destina-se à implementação do Curso Regular Tocá Rufar, no ano lectivo 2022/2023, destinado a 43 turmas do 1.º ciclo do ensino básico.
No final do dia de terça-feira, véspera da reunião de câmara, os vereadores do PS reuniram com a associação para esclarecimento de dúvidas sobre o projecto.
Hoje o vereador socialista Miguel Feio disse que estes projectos educativos são de enorme relevo e importância para as escolas e alunos.
“Tudo o que não estava esclarecido foi esclarecido”, disse Miguel Feio acrescentando que a explicação deste projecto aos vereadores da oposição deveria ter sido feita pelo executivo camarário (CDU) e não pela associação.
Já o vereador do PSD, Bruno Vasconcelos, criticou o presidente da associação acusando-o de ter realizado ataques nas redes sociais quando ainda se desconhecia o sentido de voto social-democrata.
Na tarde de terça-feira, em declarações à agência Lusa, Rui Araújo (conhecido por Rui Junior) disse estar indignado com a forma como a associação tem sido sucessivamente tratada pelos vereadores da oposição, com a rejeição dos apoios a conceder à construção da sua sede e comentários depreciativos sobre a mesma.
O Tocá Rufar, explicou, é uma associação sem fins lucrativos e existe desde 1996 de dimensão nacional e internacional e tem recolhido diversos prémios desde a sua criação, que testemunham o sucesso de um trabalho artístico persistente junto de crianças e jovens.
O projecto em causa integra o Plano Educativo Municipal há já vários anos, assim como a Rede Nacional dos Clubes UNESCO.
O executivo da Câmara Municipal do Seixal, presidido pelo comunista Paulo Silva, é composto por quatro vereadores da CDU, quatro vereadores do PS, um vereador do PSD e um independente.