Paulo Silva afirma que no Seixal não há lugar para o ódio, para o racismo e xenofobia

Paulo Silva afirma que no Seixal não há lugar para o ódio, para o racismo e xenofobia

Paulo Silva afirma que no Seixal não há lugar para o ódio, para o racismo e xenofobia

Paulo Silva vincou que no concelho do Seixal a liberdade está presente, quem não se der bem com isso, o melhor é mudar de concelho

Todas as crianças “têm lugar em creche e ninguém é expulso pela sua cor” e, se houver falta de creches, “vamos construir mais”

Paulo Silva vincou na noite de segunda-feira que no município do Seixal, “não há lugar para o ódio, para o racismo e xenofobia, e que quem quer fazer passar esse valor, não tem lugar neste concelho”, portanto, “o melhor é mudar de concelho”, porque aqui “a liberdade está bem presente”.

- PUB -

O eleito presidente pela CDU para gerir os destinos do concelho, falava durante a instalação da Câmara Municipal e Assembleia Municipal do Seixal para o mandato 2025-2029, frisando ainda que todas as crianças “têm lugar em creche e ninguém é expulso pela sua cor” e, se houver falta de creches, “vamos construir mais”.

Depois de agradecer a presença das várias individualidades na tomada de posse, entre elas o Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, Paulo Silva realçou a decisão da população ao dar a vitória à CDU nas autárquicas. “Foi sem dúvida uma demonstração [de confiança] no trabalho que a CDU tem realizado em prol do desenvolvimento, em prol do progresso da nossa terra”. E acrescentou que foi também uma demonstração que os valores de Abril continuam bem vivos no concelho e os seus objetivos bem presentes entre todos”.

Além disso, a 12 de outubro, os seixalenses demonstraram “uma grande maturidade democrática ao saberem distinguir o trigo do joio. Souberam distinguir entre aqueles que que têm propostas sérias e que conhecem o concelho, daqueles que tudo prometem. Casas baratas, bolsas para todos, passes gratuitos, transportes gratuitos; quem tudo promete é quem tudo sabe que não vai fazer”, afirmou Paulo Silva.   

- PUB -

Relembrando os resultados eleitorais nas autárquicas de 2025, o eleito presidente do município apontou que a CDU no concelho, na votação para a Câmara Municipal, teve mais 3 500 votos do que em 2021, “e, se em 2021, tivemos mais 2 500 votos e 4% de diferença para a segunda força mais votada se coligarmos, o Partido Socialista com o PAN, em 2025, tivemos 9 200 votos e 12% de diferença, ou seja, um aumento substancial da diferença para a força política segunda classificada”.

E mais: “Se compararmos com o nosso principal opositor em 2021 [PS], vimos que eles desceram 11% e perderam 4 000 votos, apesar de ter havido mais 15 000 votantes, foi sem dúvida uma vitória clara da CDU”.

Paulo Silva lembrou ainda que a CDU perdeu um vereador, assim como o PS, mas os socialistas que em 2021 tinham sido a segunda força política mais votada, agora caiu para o terceiro lugar, sendo ultrapassada pelo Chega.

- PUB -

Quanto às freguesias, a CDU venceu na de Corroios, Amora, Aldeia de Paio Pires, Arrentela e Seixal, “só na Junta de Freguesia de Fernão Ferro é que não, não ganhámos e não tivemos maioria”.

Prometendo que a CDU vai “continuar a trabalhar pelo concelho do Seixal”, Paulo Silva dedicou a segunda parte da sua intervenção a elencar o trabalho que vai ser feitio no próximo mandato, e referiu a construção de escolas de primeiro ciclo, de Jardim de infância, de centros de saúde, trabalho na área social e construção de mais creches e lares de idosos, tal como mais equipamentos para a deficiência e outros a nível desportivo.

Garantiu ainda ser intransigente na reivindicação por mais transportes, caso do alargamento da linha do Metro Sul do Tejo, que neste momento no concelho se fica por Corroios, reivindicar junto do Governo escolas do secundário e, inevitavelmente, vincou que a construção do Hospital do Seixal não será esquecida, assim como a construção da ponte entre o Seixal e o Barreiro.

“Este concelho foi construído por todos e vamos continuar todos juntos a construir o concelho do Seixal”, assim terminou Paulo Silva a sua intervenção.

Bento Brázio eleito para presidir Assembleia Municipal

Para a instalação da Assembleia Municipal, órgão do poder local em que a CDU também foi a força política mais votada, foram apresentadas três listas para a presidência. Dos 33 mandatos atribuídos, os deputados municipais deram à lista A 17 votos, à lista B  quatro votos, à lista C oito votos e 10 votos foram brancos.

Venceu assim a lista que propunha o comunista Bento Brázio Romeiro para presidente. O primeiro secretário foi também para o eleito da CDU Isabel Conceição Abreu Rebote Antas, assim como António Manuel Oliveira dos Santos para segundo secretário.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não