Jovens do 10.º ano no Seixal já se podem inscrever em Escola de Bits e Átomos

Jovens do 10.º ano no Seixal já se podem inscrever em Escola de Bits e Átomos

Jovens do 10.º ano no Seixal já se podem inscrever em Escola de Bits e Átomos

A participação é gratuita e o desafio é aprender a pensar “fora da caixa” e a misturar ciências e tecnologias

Os jovens do concelho do Seixal a frequentar o 10.º ano de escolaridade, e que estejam interessados em participar em projectos “fora da caixa”, já se podem inscrever no Seixal Criativo – Escola de Bits e Átomos, que mistura ciência e tecnologia e impulsiona a passagem da imaginação para a realidade.

- PUB -

Esta iniciativa promovida pela Câmara do Seixal, é um projecto “gratuito e pioneiro” em Portugal, que consiste na criação de um “centro de aprendizagem e experimentação composto por salas de trabalho, de reuniões, laboratórios devidamente equipados para o desenvolvimento de software e prototipagem rápida de projectos de hardware”.

Um dos objectivos é dar aos estudantes a possibilidade de frequentar disciplinas como Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Electrónica e Modelação Tridimensional, permitindo-lhes desenvolver ideias inovadoras no futuro.

O Seixal Criativo é coordenado por António Câmara, investigador e professor da Universidade Nova de Lisboa, e por Edmundo Nobre, director de operações da empresa Aromni. Ambos são autores de projectos de vanguarda e especialistas em áreas diversificadas como a realidade virtual, os sistemas de informação geográfica e a engenharia ambiental.

- PUB -

“Queremos que o Seixal seja um concelho dinâmico e com relevância no contexto da Área Metropolitana de Lisboa e do País”, afirma o presidente da Câmara do Seixal. Sublinha ainda Paulo Silva que “um município desenvolvido deve ter cidadãos cada vez mais capacitados, sobretudo entre as camadas jovens”. E com isto justifica a ideia de idealizar e criar um projecto para “alavancar o desenvolvimento e capacitação dos jovens”, do concelho.

Descreve a autarquia, que o Seixal Criativo vai “apoiar os jovens no desenvolvimento de projectos que os ajudarão na familiarização com as tecnologias pilares de uma internet em mutação e dotá-los de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira, que os ajudem a criar, por exemplo, protótipos de drones, jogos, modelação tridimensional e muitos mais projectos visionários”.

O que está pensado para esta iniciativa é que, numa primeira fase, se destine a alunos do 10.º ano do ensino público, oriundos das cinco escolas secundárias do concelho. Posteriormente, admite a autarquia que seja alargado o leque do público-alvo, nos próximos anos, “atingindo potencialmente os 1 500 alunos”.

- PUB -

Em termos de metodologia, avança nota de Imprensa da Câmara Municipal, que “os alunos trabalham em grupos e começam por participar no curso de Bits e Átomos Fundamentais, que contempla um sistema de aprendizagem baseado em projectos para o desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos, capacidades de inovação e criatividade”.

Acrescenta a autarquia que o trabalho é desenvolvido em horário pós-escolar, em regime misto presencial e online. Vinca ainda que “não existem avaliações formais, nem custos para os estudantes”.

O formulário de inscrição e as normas de participação estão disponíveis nos Serviços Online da Câmara Municipal do Seixal. Mais informações podem ser obtidas através dos contactos 212 275 616 e juventude@cm-seixal.pt.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -