19 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Fórum Cultural do Seixal comemora 30 anos com programa múltiplas artes

Fórum Cultural do Seixal comemora 30 anos com programa múltiplas artes

Fórum Cultural do Seixal comemora 30 anos com programa múltiplas artes

No mesmo espaço funciona a Galeria de Exposições Augusto Cabrita, a biblioteca e o auditório municipal

Quando foi inaugurado, a 26 de Novembro de 1993, o Fórum Cultural do Seixal foi considerado o maior centro, construído de raiz, de actividades culturais no Distrito e Setúbal. No próximo domingo comemora 30 anos, mas as iniciativas a assinalar esta data começam na sexta-feira, 24 de Novembro. Vão ser transversais a várias áreas culturais e dirigidas a públicos de diferentes idades.

“Ao longo de 30 anos, o Fórum Cultural do Seixal tem marcado a história da cultura no concelho”, comenta Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal, que realça terem passado por este edifício, frente à baía, “artistas locais” e também “grandes nomes da cultural nacional e internacional nas vertentes da literatura, das artes e do espectáculo”. É este caminho de “qualidade”, que o autarca afirma ser para “continuar a trilhar”.

No mesmo espaço funciona a Galeria de Exposições Augusto Cabrita, a biblioteca e o auditório municipal, o que permite à autarquia organizar um programa comemorativa que passa pelo “Concerto Pedagógico de Jazz”, por Isabel Rato Quinteto, a apresentação do livro “A intuição da ilha”, exposições de fotografia de Jorge Velez e ainda,“Os dias de José Saramago em Lanzarote”, de Pilar del Río, a peça “Romeu e Julieta”, pelo Teatro da Terra, ou o Cineconcerto ao Piano por Filipe Raposo.

Com cerca de 350 lugares, a acústica do auditório continua a receber elogios de artistas locais, nacionais e estrangeiros que têm reconhecido o privilégio de pisar o seu palco. Um facto referido pelos músicos que fizeram o êxito de edições sucessivas do SeixalJazz, por grupos de teatro e dança, entre outros.

Por sua vez a Galeria de Exposições Augusto Cabrita nasceu com o objectivo de incentivar a criação artística, divulgar trabalhos de artistas locais e promover trocas culturais e artísticas, acolhendo, igualmente, apresentações de livros e encontros com autores locais e nacionais.

O Fórum Cultural do Seixal “assume um entendimento da cultura relacionada aos hábitos, costumes e identidade das gentes do concelho, apoiando a criação artística e definindo espaços e iniciativas onde é partilhada”, realça a autarquia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -