22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Festival Liberdade uniu mais de 15 mil jovens em ambiente de alegria e democracia no Seixal  

Festival Liberdade uniu mais de 15 mil jovens em ambiente de alegria e democracia no Seixal  

Festival Liberdade uniu mais de 15 mil jovens em ambiente de alegria e democracia no Seixal  

Autarcas da região ouviram organizações jovens e ficaram ainda mais convictos da importância de eventos que promovem a partilha

A juventude voltou a marcar presença em força no Festival Liberdade, que este ano se realizou no Seixal, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios. Pelas contas da organização, estiveram presentes mais de 15 mil pessoas, jovens e não só.

- PUB -

Foi assim um festival de um só dia que preencheu o passado sábado; começou de manhã e entrou pela madrugada de domingo com muita música, teatro, dança, desporto, artes visuais e performances. O momento alto ficou marcado para a noite com as actuações no Palco Carlos Paredes de Papillon e T-Rex.

Promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), o Festival Liberdade tem a característica de ser “organizado pelo jovens [através das organizações de juventude da região] para os jovens”, define Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal e secretário da AMRS. Aliás, o próprio autarca vinca que, enquanto membro de uma organização de juventude, participou no debate para a criação da primeira edição deste festival. 

Nesta 9.ª edição participaram mais de 250 jovens na sua construção que programaram mais de meia centena de iniciativas. “O poder local tem, também, a responsabilidade de criar momentos como este que fomentam a participação das organizações de juventude do distrito, facilitando a que se encontrem, trabalhem em conjunto e criem maior riqueza na sua forma de actuação”, comentava André Martins, presidente da AMRS e da Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

Este ano o festival realizou-se a par da Festa do Final de Ano Lectivo do Seixal, uma oportunidade para dar visibilidade alargada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 reunindo mais jovens no mesmo espaço em Corroios. “A Câmara do Seixal manifestou disponibilidade para receber o Festival Liberdade aqui no parque Urbano da Quinta da Marialva, e as organizações da juventude aderiram muito bem”, afirmava André Martins após uma visita ao recinto, acompanhado por vários autarcas dos municípios associados da AMRS.

“As organizações aqui representadas transmitiram-nos a grande importância de iniciativas como esta, o que demonstra a relevância dos autarcas investirem e continuarem a fomentar eventos como este que promovem a democracia e a liberdade”, acrescentava lamentando apenas que a AMRS tenha ficado enfraquecida nos seus recursos financeiros pela recente saída de alguns municípios da associação.

“Infelizmente, por razões financeiras, a AMRS teve de conter um pouco a capacidade de dinamização deste projecto, isso lamentamos profundamente”, disse o autarca a O SETUBALENSE. “Este festival circula, anualmente, por um dos municípios associados da AMRS, em 2024 não estava previsto realizar-se no Seixal, mas aconteceu assim e está a decorrer muito bem”, dizia na tarde do passado sábado.

- PUB -

“Estamos a tentar reorganizar a AMRS para fazer face às dificuldades financeiras para continuarmos o trabalho fundamental de defesa do poder local na nossa região”, afirmava ainda André Martins.

Satisfeito com a adesão das organizações de juventude na edição deste ano, Paulo Silva dava nota que, no ano das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril era “ainda mais indispensável realizar-se o Festival Liberdade”, por isso “fizemos uma conjugação de esforços”.

Depois da visita dos autarcas a cada um dos stands das associações e organizações jovens, a conclusão de André Martins e Paulo Silva era a mesma. “Desde a primeira edição, o Festival Liberdade tem revelado a grande vontade dos jovens em participarem neste tipo de eventos”, dizia o presidente da Câmara de Setúbal. “Tem sido um marco para a juventude do Distrito de Setúbal, e cada vez temos mais associações a participarem. Aqui os jovens sentem que têm mais voz activa”, acrescentou o presidente da Câmara do Seixal.

O Porto de Setúbal participou na 9.ª edição do Festival Liberdade, tendo patrocinado o evento através da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e da APL – Administração do Porto de Lisboa.

A AMRS agrega, actualmente, como associados nove dos treze municípios do Distrito de Setúbal: Alcácer do Sal, Alcochete, Grândola, Montijo, palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal. 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -