De amanhã até 16 de Julho os dias vão ser mais animados nas ruas da Torre da Marinha com diversão, folguedo e muitos espectáculos
As Festas de S. Pedro, no Seixal, são passadas. Agora, são dias das Festas de Arrentela que começam a vibrar com o tradicional desfile, pelas ruas da Torre da Marinha, da Orquestra de Percussão Tocá Rufar, na noite de amanhã, 12 de Julho.
Maria João Costa, presidente da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires, afirmou a O SETUBALENSE esperar “que as tradicionais Festas Populares da Freguesia de Arrentela, na Torre da Marinha, voltem a ser um espaço de encontro, diversão e folguedo”.
Por outro lado, espera “que o programa proposto seja do agrado de todos e que as Festas da Torre, como carinhosamente são apelidadas, mantenham a dinâmica que também caracterizaram as Festas de São Pedro”, que findaram há dias.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, considera que “as Festas de Arrentela são um acontecimento que voltará a encher de animação as ruas da Torre da Marinha”, uma das zonas do concelho com “muita população e muito comércio local e que ficarão a ganhar com a realização destas festividades”.
Estas festas estão integradas no programa das Festas Populares do Concelho do Seixal, que se iniciaram a 23 de Junho, no Seixal, e se estendem até 27 de Agosto, em Corroios. Às Festas Populares de Arrentela seguir-se-ão as Festas Populares de Fernão Ferro, de 25 a 30 de Julho, Aldeia de Paio Pires, de 2 a 6 de Agosto, Amora, de 11 a 15 de Agosto e, finalmente, Corroios, de 18 a 27 de Agosto.
No palco principal, a dois passos da Praça das Geminações, actuarão, sempre às 22 horas, artistas locais e nacionais como Jorge Guerreiro (12 de Julho), Jean Cremona e Dança Brasil (13 de Julho), Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense, com Toy como convidado (14 de Julho), Dados Viciados, com um tributo a Xutos & Pontapés (15 de Julho), e, a encerrar, Cláudia Martins e Minhotos Marotos (16 de Julho).
Entretanto, os bailes populares musicalmente animados por Vítor Ginja (14 de Julho) e o Trio PJ (15 de Julho), bem como as actuações de diversos grupos corais (12, 13 e 16 de Julho) estão marcados para o palco instalado na Avenida do MFA.
Mas nem só de espectáculos vive a festa. Há também carrinhos de choque, carrocéis para adultos e para gente mais pequena, lojas de artesanato, doçaria, petiscos e farturas, e haverá, sobretudo, a alegria de rever amigos, o contentamento de momentos de confraternização.
Várias formações políticas, como o Partido Comunista Português, o Bloco de Esquerda e o Partida Socialista encaram as festas como uma boa oportunidade para divulgarem as suas ideias e propostas, pelo que montarão no recinto os seus característicos pavilhões.
PROGRAMA
12 DE JULHO, QUARTA-FEIRA
21h00 Desfile da Orquestra de Percussão Tocá-Rufar
21h30 horas
Grupos corais:
– Grupo Coral e Instrumental Além Terra e da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Arrentela
– Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal
– Grupo Coral e Instrumental Maio em Flor
Palco 2: Avenida do MFA
22h00
Jorge Guerreiro
Palco 1, junto à Praça das Geminações)
13 DE JULHO, QUINTA-FEIRA
21h30 horas
Grupos corais:
– Grupo Coral e Instrumental Laços de Ternura, da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal de Frades
– Grupo Coral e Instrumental Os Flamingos
Palco 2, na Avenida do MFA
22h00
Jean Cremona e Dança Brasil
Palco 1 Junto à Praça das Geminações)
14 De Julho, Sexta-Feira
22h00
Banda da Sociedade Filarmónica União Arrentelense convida Toy
Palco1, junto à Praça das Geminações
Baile popular com Vítor Ginja
Palco 2, na Avenida do MFA
15 DE JULHO, SÁBADO
22h00
Dados Viciados – Tributo a Xutos & Pontapés
Palco 1, junto à Praça das Geminações)
Baile popular com Trio PJ
Palco 2, na Avenida do MFA
16 DE JULHO, DOMINGO
21h30
Grupos corais e actividades da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha:
– Grupo Coral de Cante Feminino
– Grupo Coral e Instrumental Recordar É Viver
Palco 2, na Avenida do MFA
22h00
Cláudia Martins e Minhotos Marotos
Palco 1, junto à Praça das Geminações