Federação de Desportos de Inverno distingue Paulo Silva como personalidade do ano

Federação de Desportos de Inverno distingue Paulo Silva como personalidade do ano

Federação de Desportos de Inverno distingue Paulo Silva como personalidade do ano

Autarca Paulo Silva e Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal

Colaboração e visão estratégica na criação do Pavilhão Nacional de Desportos de Inverno no Seixal, que será o primeiro pavilhão do gelo em Portugal

A Federação de Desportos de Inverno distinguiu o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, como personalidade do ano, tendo em conta a colaboração e visão estratégica na criação do Pavilhão Nacional de Desportos de Inverno, este será o primeiro pavilhão do gelo em Portugal, e vai ser construído no concelho do Seixal.

- PUB -

A distinção foi entregue no passado sábado, durante a gala da federação, na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, e reuniu atletas, treinadores, dirigentes e personalidades do movimento desportivo nacional para celebrar um ano histórico para os desportos de inverno portugueses.

Paulo Silva agradeceu a distinção e destacou o impacto do projeto, realçando que este pavilhão “é de extrema importância para o desenvolvimento desportivo de Portugal”. Apontou ainda que este equipamento vem “reforçar a atratividade e o dinamismo económico e social do concelho, permitindo que os jovens tenham acesso a modalidades que estão em franco crescimento, mas carecem de infraestruturas adequadas”.

Por sua vez Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, sublinhou o crescimento sustentável da Federação, o aumento do número de atletas e clubes e os resultados de excelência alcançados em 2025, isto desde o título mundial júnior conquistado por Jéssica Rodrigues, na Patinagem de Velocidade no Gelo.

- PUB -

A este título junta-se a medalha de bronze da Seleção Nacional de Hóquei no Gelo na Development Cup, em Andorra, a presença confirmada de três vagas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 e a possibilidade inédita de qualificação de um atleta de Snowboard para os Jogos Paralímpicos de Inverno.

Segundo o presidente da Federação de Desportos de Inverno, o acordo de cedência do terreno representa “um passo decisivo para o futuro dos desportos de gelo em Portugal”. Adianta a Câmara do Seixal, em nota de Imprensa, que a nova infraestrutura, de “dimensões olímpicas, a construir num terreno de 21 mil metros quadrados, permitirá a prática e o treino de Hóquei no Gelo, Curling, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade Short Track, reforçando a ambição de Portugal no panorama internacional”.

No encerramento, Pedro Flávio reforçou o compromisso da Federação com o futuro: “O Pavilhão de Desportos de Inverno é mais do que um sonho, é a base sólida para uma nova geração de atletas, de clubes e de ambição. O futuro dos desportos de inverno em Portugal está mais vivo do que nunca”.

- PUB -

Durante a gala foram ainda distinguidos os campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal nas modalidades de esqui alpino, snowboard, patinagem artística, hóquei no gelo, patinagem de velocidade e curling.

Os Atletas do Ano 2025 foram João Nuno Vicente (esqui alpino), José Cabeça (esqui de fundo), Adele Vankerschaver (snowboard), Martim Marçal (hóquei no gelo), Vítor Santos (curling), Jéssica Rodrigues (patinagem de velocidade no gelo), Cláudia e Marco Amaro Letestu (patinagem artística no gelo) e Raphael Ribeiro (bobsleigh).

Nos Prémios Especiais, foram distinguidos Alípio Silva (treinador do ano), Ice Clube da Covilhã (clube do ano), Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (clube revelação), dupla de Bobsleigh Raphael Ribeiro e Abdel Larrinaga (equipa do ano), Hugo Cabral (pai/mãe do ano) e Cristina Lopes (prémio ética desportiva).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não