Exercício internacional de proteção civil Modex 25 vai decorrer no Seixal

Exercício internacional de proteção civil Modex 25 vai decorrer no Seixal

Exercício internacional de proteção civil Modex 25 vai decorrer no Seixal

Campo de futebol de Vale de Milhaços, em Corroios, no concelho do Seixal, vai servir de base de operações ao exercício MODEX 25

O exercício internacional de proteção civil MODEX 25 para treinar equipas de busca e resgate com equipas dos Países Baixos, Itália, Espanha, Alemanha e Croácia vai decorrer no concelho do Seixal, entre 27 e 29 de Janeiro.

- PUB -

O exercício MODEX 25 é promovido pelo Mecanismo Europeu de Protecção Civil e destina-se a treinar e a testar equipas autónomas de busca e resgate (módulos) de países da União Europeia, que pretendem intervir em caso de catástrofe em países terceiros.

Numa nota de imprensa a autarquia, que apoia e participa no exercício, explica que o cenário é a alegada ocorrência de um sismo “ocorrido no dia 25 (sábado)”.

A chegada das equipas dos Países Baixos, Itália, Espanha, Alemanha e Croácia ocorre apenas no dia 27 pelo que o exercício decorre, operacionalmente, entre esse dia e até 29 de Janeiro, na Península de Setúbal, devido às condições de apoio logístico existentes e, sobretudo, à instalação do Centro de Capacitação da Unidade de Emergência e Proteção Civil da GNR no Fogueteiro.

- PUB -

O campo de futebol de Vale de Milhaços, em Corroios, no concelho do Seixal, vai servir de base de operações ao exercício MODEX 25.

A autarquia do Seixal, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, vai participar nas operações.

Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, “é importante que o concelho seja uma referência no que diz respeito à formação de equipas de socorro, pelo que é fundamental o apoio a este simulacro de grande dimensão”.

- PUB -

“Queremos, obviamente, estar na linha da frente no que diz respeito a estas matérias. Aproveitava para alertar a população que, em consequência deste exercício, poderá haver algum aparato, mas que se mantenha calma, pois tudo não passa de um exercício”, frisou.

A Guarda Nacional Republicana e o INEM são os anfitriões nacionais, articulando-se com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil na execução dos cenários e envolvimento dos serviços de protecção civil.

O acampamento base encontra-se instalado no campo de futebol de Vale de Milhaços. Vêm equipas provenientes dos Países Baixos, Itália, Espanha, Alemanha e Croácia, sendo este exercício promovido pela Unidade Especial de Proteção e Socorro da GNR.

No dia 28, adianta a autarquia, está previsto um momento solene dirigido pela GNR, onde é apresentado o exercício e a participação portuguesa a membros do governo nacional e local, assim como a entidades e instituições ligadas à proteção civil.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -