23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Espectáculos de todas as artes e para todos os públicos passam por aqui

Espectáculos de todas as artes e para todos os públicos passam por aqui

Espectáculos de todas as artes e para todos os públicos passam por aqui

São quase duas dezenas de iniciativas que, anualmente, marcam o panorama cultural de um concelho que está sempre em movimento

 

A proposta de iniciativas culturais no
Seixal obriga a autarquia a um esforço financeiro de quase dois milhões de euros para a programação regular, sendo que, no global, o orçamento municipal inscreve 5,5 milhões de
euros para o sector.

- PUB -

Com programações já consolidadas como o Festival Internacional SeixalJazz que traz músicos de tudo o mundo, e o Festival de Teatro do Seixal que, em Novembro, vai para a 40.ª edição e promete um cartaz com novidades, o município abriu portas a uma nova iniciativa, que começou o ano passado, mas que promete ficar no calendário cultural da autarquia e do movimento associativo.

Com quase duas dezenas de actividades culturais regulares e relevantes, muitas outras vão acontecendo durante o ano, a proposta é sempre espectáculos para todos os públicos.
Indispensável é ainda focar a participação das cinco filarmónicas existentes no concelho, todas elas centenárias que, em alguns casos, são o primeiro veículo de cultura a chegar à população.

SeixalJazz volta este ano como referência nacional e internacional

- PUB -

O Festival Internacional SeixalJazz, que normalmente decorre em Outubro, e tem o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal como palco principal, é considerado
uma das grandes referências nesta expressão musical, tanto a nível nacional como internacional. Este ano, vai para a 24.ª edição.

Tem uma linha programática adoptada nos últimos anos assente na apresentação de diferentes estilos e linguagens do jazz. No mesmo palco, aos músicos consagrados cuja carreira é amplamente reconhecida, juntam-se os novos valores da música jazz, uma nova geração de músicos que prometem vir a definir o panorama nos próximos anos.

Normalmente o festival decorre durante duas semanas e, além do espaço do Fórum Cultural do Seixal, tem saltado para outras salas, como aconteceu em 2022 com concertos ao ar livre no SeixalJazz Clube, instalado na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

- PUB -

Este festival está, entretanto, a chegar a públicos jovens do 1.º, 2.º e 3.º ciclos com workshops e concertos. É o “Seixal Jazz vai à Escola”.

Festival de Teatro do Seixal vai para a 40.ª edição e promete ir mais longe

O Festival de Teatro do Seixal vai este ano para a 40.ª edição e, como sempre,
decorre em Novembro. A programação alia a apresentação da melhor arte dramática para diferentes idades à reflexão sobre temas e questões actuais como democracia, liberdade e igualdade, mas também saúde mental e emocional.

Segundo Liliana Cunha, vereadora da Cultura do município seixalense, este é um festival “muito determinante na programação cultural do concelho por envolver não só as companhias de teatro profissionais, mas também companhias de teatro amadoras”.

Sobre a edição deste ano, por ser a 40.ª, espera-se que seja um marco, em que a Câmara do Seixal venha a criar “um programa diferenciador com ênfase maior”. É esperado que volte a passar por vários palcos do concelho.

Seja como for, está previsto manter as linhas programáticas e a estrutura de descentralização para a projecção das grandes companhias de teatro, das companhias amadoras e das que possam vir a querer instalar-se no concelho.

No segundo ano de projecto o Seixal Cultural já promete ficar na programação do concelho

O Seixal Cultural teve em 2023 a segunda edição e promete vir a ser uma iniciativa com inscrição fixa na programação da autarquia. É um projecto que decorreu em Maio e é organizado em conjunto com o movimento associativo do concelho, com várias propostas nas áreas da música, teatro, artes visuais, dança, literatura, entre outras, para “Dar voz à cultura local”, este o lema deste ano.

A manter-se a estrutura deste ano, a programação deverá contemplar aulas abertas, workshops, exposições e espectáculos, de entrada livre, a realizar essencialmente nos
espaços do movimento associativo e em espaços públicos espalhados por todas as freguesias do concelho, num contributo essencial para o fortalecimento de uma identidade concelhia, com a celebração da história e tradições locais.

Dizia o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, sobre a edição deste ano, que o Seixal Cultural procura “mostrar ao público o que de melhor se faz, no concelho, ao nível das artes e das várias formas de expressão artística”. E acrescentava: “O Seixal é rico na sua diversidade cultural”, e este projecto “vem dar destaque ao trabalho que é desenvolvido diariamente, evidenciando o papel activo das colectividades, associações e agentes culturais como estruturas determinantes da cultura e da identidade do município”

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -