22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Embarcações típicas do Tejo animaram Baía do Seixal e abordaram Cruzeiro de Nossa Senhora dos Avieiros

Embarcações típicas do Tejo animaram Baía do Seixal e abordaram Cruzeiro de Nossa Senhora dos Avieiros

Embarcações típicas do Tejo animaram Baía do Seixal e abordaram Cruzeiro de Nossa Senhora dos Avieiros

Catraios, canoas, botes de fragata, faluas, muletas e varinos navegaram ao lado de embarcações da comunidade piscatória do Seixal

O XI Encontro de Embarcações Tradicionais do Tejo levou à Baía do Seixal várias embarcações típicas do Tejo com catraios, canoas, botes de fragata, faluas, muletas e varinos a navegarem no passado sábado, e a desfilarem no domingo. Uma iniciativa organizada pela Associação Náutica do Seixal, com o apoio da Câmara Municipal.

- PUB -

No seu conjunto, foram mais de 30 embarcações que “embelezaram” a Baía seixalense. Para o presidente da Câmara Municipal, esta manifestação náutica, além da “beleza” que traz ao espelho de água na zona velha do Seixal, “valoriza um património inestimável. Paulo Silva aponta que são várias as embarcações tradicionais que representam um concelho voltado ao Tejo, como é o caso do varino “Amoroso” e o bote fragata “Baía do Seixal”.

Para o autarca, as edições do Encontro de Embarcações Tradicionais do Tejo, têm o mérito de “valorizar a história” e fazer “reviver memórias colectivas, promovendo passeios e outros eventos, permitindo aos visitantes uma vista única sobre o Seixal, mas também sobre Lisboa”.

No sábado, o encontro náutico teve uma Regata de Embarcações Típicas do Tejo que contou com a participação de mais de uma dezena de embarcações, que representaram todas as categorias de barcos típicos do Tejo, entre estes, “destaca-se uma das embarcações mais antigas a navegar no rio Tejo: o bote de fragata “Baía do Seixal”, propriedade do município do Seixal e datado de 1895”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

- PUB -

O programa desta iniciativa incluiu a cerimónia de entrega dos prémios da regata, nas instalações da Associação Náutica do Seixal.

No domingo, realizou-se o Desfile Náutico Baía do Seixal que juntou as embarcações utilizadoras da Estação Náutica Baía do Seixal e outras convidadas. Além das dos barcos tradicionais, navegaram veleiros e embarcações da comunidade piscatória do Seixal.

Entretanto, o desfile seguiu para o Barreiro para apoiar a 15.ª etapa do X Cruzeiro Religioso do Tejo, promovido pela Confraria Ibérica do Tejo, uma iniciativa que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Aqui a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo subiu a bordo do bote de fragata “Baía do Tejo”.

- PUB -

O X Cruzeiro Religioso do Tejo partiu do Rosmaninhal, concelho de Idanha-a-Nova e termina ao fim de 17 etapas a 30 de Junho em Oeiras. Este evento, que liga cerca de sete dezenas de localidades ribeirinhas, é um dos mais extensos na Península Ibérica, congrega a devoção, o património histórico e a defesa ambiental do Tejo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -