Deputados do PS pressionam Governo com escola para Fernão Ferro

Deputados do PS pressionam Governo com escola para Fernão Ferro

Deputados do PS pressionam Governo com escola para Fernão Ferro

Socialistas questionam ministro. Querem saber quando será lançado o concurso para a obra e se existe previsão para o início dos trabalhos

Quando vai o Governo lançar o concurso público para a construção de uma nova escola de 2.º e 3.º ciclo e secundário em Fernão Ferro, no Seixal, e para quando está previsto o início da obra foram duas das questões que os deputados parlamentares do PS eleitos pelo círculo de Setúbal apresentaram, na sexta-feira, ao ministro da Educação, Fernando Alexandre.

- PUB -

Em comunicado, os socialistas lembram que Fernão Ferro “é uma freguesia com muita gente jovem e a crescer rápido”, mas que “continua sem uma escola pública que responda às necessidades identificadas, levando centenas de estudantes a deslocam-se diariamente para outras zonas”. E recordam ainda o anúncio feito em “Março de 2024” pelo Governo a dar conta de que “a obra estava incluída no plano de investimentos”.

Nesse âmbito, pressionam agora o ministro da Educação a responder se a tutela “mantém o propósito” de construir do estabelecimento de ensino. E querem ainda saber se o financiamento para a obra “está garantido, incluindo com apoio de fundos nacionais ou/e europeus”, se “o projecto da escola já está executado e qual a capacidade prevista para responder ao número actual e futuro de alunos” e de que forma “está a ser feita a articulação entre o Governo e a Câmara do Seixal para efeitos de concretização da obra”.

No mesmo comunicado, a deputada socialista Margarida Afonso sublinha que “a construção da escola é fundamental para garantir uma educação de qualidade e próxima das famílias de Fernão Ferro”. Posição que é reforçada por Aida Carvalho, coordenadora do PS na Comissão Parlamentar de Educação.

- PUB -

“Mais do que um edifício, esta escola representa o direito de todas as crianças e jovens a um ensino acessível e digno, perto de casa. É um investimento que traduz compromisso com o futuro da educação e da comunidade”, considera Aida Carvalho, citada no documento.

As questões dirigidas ao ministro foram submetidas pelos deputados socialistas eleitos por Setúbal – Margarida Afonso, António Mendonça Mendes, Eurídice Pereira, André Pinotes Batista e Carlos Pereira –, bem como por um conjunto de parlamentares do PS que integram a Comissão Parlamentar de Educação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não