19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Deputados do PS inquirem ministro sobre chegada dos novos barcos

Deputados do PS inquirem ministro sobre chegada dos novos barcos

Deputados do PS inquirem ministro sobre chegada dos novos barcos

Socialistas querem saber quando será recepcionada a nova frota na totalidade e instalados os pontos de carregamento

 

Em que fase se encontra o processo da renovação da frota da Soflusa e Transtejo – que assegura o transporte público fluvial de passageiros de Barreiro, Almada, Seixal, Moita e Montijo com Lisboa – foi a questão que os deputados do PS, eleitos pelo círculo de Setúbal, fizeram chegar ao ministro ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro.

- PUB -

O requerimento, entregue este mês, visa obter respostas concretas do governante, depois dos sucessivos constrangimentos por que o serviço de transporte tem vindo a passar – com prejuízos no quotidiano de milhares de passageiros – e dos avanços e recuos rocambolescos conhecidos na aquisição das novas embarcações eléctricas, que levaram inclusive à demissão da presidente do conselho de administração da empresa.

Em comunicado, os socialistas lembram “todo o trabalho desenvolvido pelo Governo de António Costa” em prol da transportadora e citam o deputado André Pinotes Batista, que considera “essencial apurar o ponto da situação dos procedimentos concursais” referentes aos novos navios. “Especificamente o calendário de entregas efectivadas e por recepcionar, tendentes à aquisição de 10 novas embarcações eléctricas, respectivas baterias e pontos de carregamento”.

Os socialistas pretendem “avaliar as diligências tomadas, no seguimento do relatório do Tribunal de Contas do passado mês de Março, qual a planificação de operacionalidade plena das novas embarcações, bem como quais as soluções em análise, no que respeita à agilização do processo de aquisição e instalação das mesmas”.

- PUB -

Ao mesmo tempo, os deputados do PS eleitos por Setúbal salientam o “papel nevrálgico” desempenhado pela transportadora na vida de “cerca de 100 mil utilizadores diários, nas linhas de Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Montijo, bem como dos demais concelhos adjacentes”, e responsabilizam o anterior governo do PSD pelo estado a que o serviço chegou.

Baterias apontadas ao PSD

A empresa, consideram, foi alvo de “duríssimos golpes infligidos nos tempos do ‘muito para além da Troika’”. E a inversão de um processo de desinvestimento só viria a acontecer “no decurso dos governos de António Costa”, defendem. Como exemplo, Ivan Gonçalves, parlamentar socialista citado no mesmo comunicado, recorda “a assinatura de acordos que garantiram a paz social na empresa, valorizaram as carreiras e reforçaram – por via da contratação a termo certo – o quadro de pessoal” na Soflusa/Transtejo. Gonçalves salienta “a assinatura de um contrato de prestação de serviço público, que, apenas entre 2021 e 2025, muniu a companhia de um valor de até 75 milhões de euros, correspondentes a cerca de 14 milhões de euros de compensações financeiras pela disponibilização das infra-estruturas, e cerca de 60 milhões pelo cumprimento de obrigações de serviço público”.

- PUB -

Já Pinotes Batista destaca “o investimento de cerca de 6 milhões de euros já executado na manutenção e valorização dos terminais de Almada, Barreiro, Montijo (Seixalinho) e Seixal”, além do “lançamento das bases para a construção do futuro cais fluvial no concelho da Moita”, o que, adianta, “constitui um marco histórico na recuperação orçamental necessária à manutenção da frota e pontões flutuantes”, bem como “na aposta na renovação das frotas, num valor global de 52,5 + 15,5 milhões de euros”.

Os deputados socialistas – Pinotes Batista, Eurídice Pereira, Jorge Seguro Sanches, Maria Antónia Almeida Santos, Clarisse Campos, Fernando José, Ivan Gonçalves, Bárbara Dias, Ana Isabel Santos e Gil Costa – consideram, a concluir, que é “indispensável priorizar a rápida resposta aos problemas quotidianos dos utentes que destes serviços dependem”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -