Centro Internacional de Medalha do Seixal recebe exposição de medalhística criada por alunos

Centro Internacional de Medalha do Seixal recebe exposição de medalhística criada por alunos

Centro Internacional de Medalha do Seixal recebe exposição de medalhística criada por alunos

Estudantes conceberam medalhas a serem expostas na mostra “50 Anos do 25 de Abril – Medalhística como Memória e Expressão”

Quarenta e seis alunos do 1.º ano da licenciatura em Design de Interiores e Equipamento da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, conceberam 46 medalhas alusivas ao 25 de Abril de 1974. Estas vão estar patentes ao público no Centro Internacional de Medalha Contemporânea, situado na Quinta da Fidalga, no Seixal.

- PUB -

Com inauguração no sábado, 12 de Abril, às 16h00, estas medalhas que constituem uma exposição dedicada aos 50 anos da revolução de 25 de Abril, surge pela mão do professor, escultor e medalhista José Simão, coordenador do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário do Instituto Politécnico de Castelo Branco, colaborador regular do Centro Internacional de Medalha.

Os alunos, foram desafiados ao longo do processo criativo a reflectirem sobre os valores de Abril e a transpor essa reflexão para peças que, através da materialidade, textura e forma, promovem o diálogo entre o passado e o presente.

“É uma alegria e um enorme orgulho estarmos reunidos em torno da medalha e no que de melhor esta nos pode proporcionar em termos de visão futurista”, comenta o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, ao mesmo tempo, assume que os trabalhos realizados por estes jovens estudantes no âmbito da sua formação profissional e educativa, dedicados à expressão plástica, é “arrojado”.

- PUB -

Tanto que “surpreende” pela forma como foram “explorados [artisticamente] os ideais de liberdade, fraternidade e desenvolvimento conquistados em Abril”. 

Considera ainda o autarca que a ligação entre o Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Centro Internacional de Medalha Contemporânea “fortalece a rede de colaboração entre instituições, contribuindo para a difusão da medalhística contemporânea e para a valorização da capacidade criativa dos estudantes”.  

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -