A primeira pedra já foi lançada e a obra vai contar com verbas do PRR e apoio financeiro da Câmara do Seixal superior a um milhões de euros
A primeira pedra para a construção do Centro de Actividades de Capacitação para a Inclusão da ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett foi lançada a 20 de Setembro e, quando este equipamento estiver a funcionar, vai alargar a resposta social no concelho para a população com deficiência em mais 40 vagas.
Para Ana Paula Deus, da ANPAR está a ser concretizado um sonho através de dinheiros vindos através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Contudo, esta verba “não é suficiente para concretizar este sonho, vamos precisar de outros apoios”, deu a saber.
Parte destes apoios vêm da parte da Câmara Municipal, prometeu o presidente da autarquia, Paulo Silva. “A Câmara vai financiar a obra na parte não elegível do PRR num valor superior a um milhão de euros. A este valor soma-se o terreno e o custo do projecto”. Quanto à fiscalização e segurança, disse o presidente que será assumida por funcionários da autarquia.
No concreto, a verba inscrita no protocolo assinado por Ana Paula Deus, pela ANPAR, e Paulo Silva, pela Câmara do Seixal, é de 1 074 776,24 euros, sendo que o projecto obteve via PRR um financiamento de 1 188.000.00.
Quanto ao terreno disponibilizado pela autarquia para implantação do Centro de Actividades de Capacitação para a Inclusão da ANPAR, está avaliado em 1 193 346,00 euros, e a elaboração do respectivo projecto é no montante de 52 422,00 euros, totalizando assim um apoio municipal no valor de 2 320 544,24 euros.
“Um dos principais objectivos da Câmara do Seixal é combater a exclusão social e procurar melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, sem excepções. Por isso, entendemos que este apoio que prestamos a uma instituição que muito nos diz e cujo trabalho desenvolvido está à vista de todos, é fundamental e enche-nos de orgulho por nos sentirmos úteis à causa pública”, disse Paulo Silva durante a cerimónia que fica a marcar o primeiro passo no terreno para o arranque da construção do centro.
O autarca lembrou ainda que a ANPAR, embora tenha sede no Seixal, é uma associação com “abrangência geográfica que não se centra apenas no território do concelho, no entanto, a Câmara Municipal do Seixal entende apoiar este projecto considerando a resposta qualificada que ele pode proporcionar às pessoas com deficiência. Nessa medida, os munícipes do concelho terão admissão preferencial nas respostas prestadas pela ANPAR, nomeadamente na admissão neste Centro cuja construção se vai iniciar”.
Paulo Silva vincou ainda que a “capacitação dos cidadãos com deficiência é uma das grandes preocupações da Câmara Municipal do Seixal, por isso desde a primeira hora que temos apoiado as associações existentes no concelho para que possam apresentar candidaturas vencedoras no âmbito do PRR”, e lembrou que “três candidaturas apresentadas por instituições do concelho foram aprovadas”, uma delas a da ANPAR.