23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Campeões de dança Sérgio e Cátia trazem título mundial para o Seixal

Campeões de dança Sérgio e Cátia trazem título mundial para o Seixal

Campeões de dança Sérgio e Cátia trazem título mundial para o Seixal

A prova foi disputada na Bélgica e veio dar mais uma medalha ao já grande palmarés dos dois dançarinos e professores

O título de Campeões do Mundo de Dança Desportiva, na categoria de Master Sénior 1 Ten Dance, veio da Bélgica para o Seixal pelas mãos do par Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira que agarraram o primeiro lugar na 1.ª Edição dos CSIT World Dancesport Championships 2023 em Malmedy, no final de Novembro.

- PUB -

Com sete títulos de campeões nacionais nas vertentes de Danças Latinas, Danças Standard e Dez Danças, Sérgio e Cátia venceram várias vezes a Taça de Portugal e são também vencedores do Circuito Nacional. Refere o palmarés dos dois campeões que, “de 2015 até 2019 foram um dos pares integrantes da Selecção Nacional de Dança Desportiva, competindo nos internacionais de Latinas, Standard e 10 Danças”.

Além da competição, e horas de treino, ambos se dedicam ao ensino das Danças de Salão no Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo, concelho do Seixal, sendo dos professores que “mais formação internacional proporcionam nesta área, continuando ainda hoje a estudar e a treinar com alguns dos melhores professores do mundo”.

Ao mesmo tempo, “têm como alunos alguns dos melhores dançarinos do País, com diversos títulos nacionais e meritórias classificações internacionais”.

- PUB -

O par começou a dançar juntos em Fevereiro de 2007, tendo realizado o primeiro campeonato em Maio de 2007, alcançando logo o 1.º lugar. Desde então têm tido uma rápida progressão como dançarinos e professores.

Competiram, até Abril de 2014, no escalão de Profissionais em Latinas e Modernas pela Associação Portuguesa de Professores de Dança de Salão Internacional, no World Dance Council. Tendo estado nos Campeonatos do Mundo e da Europa de Profissionais 10 Danças, em 2013. De 2014 a 2023 competiram na WDSF Professional Division, pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva, onde em 2017 foram finalistas do Campeonato do Mundo de Profissionais Masterclass I Latinas e semi-finalistas do Campeonato do Mundo de Profissionais Masterclass I Standard.

Em 2018 fizeram história ao serem o primeiro par português a subir ao pódio num Campeonato do Mundo da WDSF, para receber a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Profissionais Masterclass I Latinas, no Luxemburgo. Em Abril de 2019, voltaram a ser o primeiro par a integrar o top 14 do Ranking Mundial de Profissionais Latinas e o primeiro par a no top 20 do Ranking Mundial de Standard.

- PUB -

Sérgio Lourenço é licenciado em Ciências do Desporto – ramo de Exercício e Saúde – pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Cátia Cerqueira é Mestrada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Especialista em Medicina Geral e Familiar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -