Campanha “Ardina por um dia” revela Seixal solidário

Campanha “Ardina por um dia” revela Seixal solidário

Campanha “Ardina por um dia” revela Seixal solidário

A campanha passou pela primeira vez pelo Seixal. Primeiro foi a surpresa, depois era muitos os que faziam questão de comprar o jornal para ajudarem os bombeiros do Seixal

População adere à venda de jornais para ajudar financeiramente a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal 

Durante toda a manhã de ontem, segunda-feira, a campanha “Ardina por um dia”, promovida pelo jornal O SETUBALENSE para apoiar os bombeiros através da receita da venda de jornais, esteve nas ruas do Seixal e na Câmara Municipal, onde as equipas do jornal foram acompanhadas por autarcas e elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal. Corporação para a qual reverte a receita da venda de jornais do dia de ontem.

- PUB -

Este foi o primeiro dia de uma campanha que decorre até 20 de dezembro para apoiar sete corporações de bombeiros da Península de Setúbal.

“Sejam bem-vindos com esta ação para ajudar as condições dos bombeiros”, disse a vereadora Maria João Macau ao receber, cerca das 9h00, no edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal, a equipa de O SETUBALENSE. Poucos minutos depois, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, encorajava a iniciativa. Na mesma altura, Brásio Romeiro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, expressava o seu agradecimento para com esta campanha “solidária”.

Brásio Romeiro aproveitou para referir que a corporação do Seixal este ano irá ultrapassar as 12 200 intervenções de emergência médica, isto quando “há muito pouco tempo fazia cerca 7500 intervenções anuais”. Duas razões para isto: “Aumento da população do concelho” e também “a covid 19 que deixou marcas em muitas pessoas de todas as idades”.

- PUB -

Com esta pressão, o presidente da associação e também presidente da Assembleia Municipal do Seixal, lamenta que o INEM não esteja a pagar atempadamente aos bombeiros pelos serviços que prestam. “A divida do INEM aos bombeiros, até novembro, era de 30 milhões de euros. No caso particular dos Bombeiros do Seixal, é de 224 mil euros”.

O certo é que a corporação de bombeiros pode contar com o apoio da população. “Tudo o que é para ajudar os bombeiros é bem-vindo”, dizia Eugénia, funcionária da Câmara do Seixal sobre a campanha “Ardina por um dia”, e o mesmo comentava a sua colega Carla.

Com a vereadora Maria João Macau, o vereador Miguel Feio, o deputado municipal Diogo Sezões, e Brásio Romeiro ao lado de uma das equipas de O SETUBALENSE, praticamente todos os funcionários que trabalham no edifício dos Serviços Centrais da autarquia compraram um exemplar do jornal. E euro a euro, a receita para os bombeiros ia-se compondo. O trabalhador Rui Garcia comentava ser “importante que a imprensa local ajude instituições como os bombeiros”, Francisco Duarte dizia que esta “é uma campanha necessária” e Lurdes Marques reforçava a constante presença dos bombeiros na “ajuda à população”.

- PUB -

Visivelmente contente, Maria João Macau elogiava a boa recetividade das pessoas para ajudarem os bombeiros: “São os nossos parceiros essenciais”, dizia, e Miguel Feio reforçava: “As pessoas têm sempre um grau de altruísmo muito grande para com os bombeiros”. Para Diogo Sezões “esta campanha é incrível, as pessoas têm muito orgulho nos bombeiros”.

A meio da manhã, Brásio Romeiro, agora na zona antiga do Seixal, afirmava que a campanha estava “a correr muito bem. As pessoas não são insensíveis à solidariedade. Quando se diz que a receita desta venda do jornal O SETUBALENSE reverte a favor dos bombeiros, disponibilizam-se de imediato, porque sabem que é relevante o trabalho cívico dos bombeiros”.

E a campanha continuou, com as várias equipas de O SETUBALENSE a percorrerem a cidade. Algumas pessoas, no seu lufa-lufa da manhã, mostravam alguma resistência a comprarem um exemplar do jornal, mas ao saberem que a receita reverte para os bombeiros, neste caso do Seixal, era mágica, e muitas colaboravam.   

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não