Câmara do Seixal avança com queixa contra E-Redes após cortes de energia em Fernão Ferro

Câmara do Seixal avança com queixa contra E-Redes após cortes de energia em Fernão Ferro

Câmara do Seixal avança com queixa contra E-Redes após cortes de energia em Fernão Ferro

Fotografia: jornal Público

Município quer reunir-se com a Delegação do Seixal da Ordem dos Advogados, para assegurar apoio jurídico aos munícipes prejudicados

A Câmara Municipal do Seixal vai avançar com uma queixa à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para abertura de um processo contra a E-Redes. Em causa estão os incumprimento dos níveis de qualidade do serviço de eletricidade à população do concelho. A autarquia vai ainda pedir uma reunião com a Delegação do Seixal da Ordem dos Advogados, para assegurar apoio jurídico aos munícipes prejudicados, garantindo-lhes informação, esclarecimento e acompanhamento adequados para a defesa dos seus direitos.

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, assegura que está a utilizar todos os instrumentos institucionais ao seu alcance para defender os direitos da população e responsabilizar a entidade responsável pela distribuição de energia elétrica.

“A situação é grave, prolongada e inaceitável. A Câmara está a agir com firmeza, quer junto da entidade reguladora, quer no apoio direto aos munícipes, porque este problema tem de ter consequências e tem de ser resolvido”, salienta o autarca.

Numa nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, o município seixalense explica que estas decisões resultam “do agravamento significativo e inaceitável da situação nos últimos dias, afetando famílias, atividades económicas e serviços essenciais em várias zonas do concelho, com particular incidência na freguesia de Fernão Ferro”.

- PUB -

No entender da autarquia, estes cortes repetidos no fornecimento de energia elétrica revelam uma “falha reiterada” da E-Redes na “prestação de um serviço público essencial”, garantindo que “não pode continuar sem uma resposta firme das entidades competentes”.

Perante a “ausência de soluções eficazes no terreno”, a Câmara do Seixal diz ter intensificado a intervenção institucional, tendo igualmente solicitado uma reunião urgente com a E-Redes, agendada esta quarta-feira, tendo como objetivo exigir esclarecimentos formais, a assunção de responsabilidades e a apresentação de medidas concretas que ponham termo aos cortes sucessivos.

Para a autarquia, é “inadmissível” que se mantenham interrupções frequentes no fornecimento de eletricidade, muitas vezes sem qualquer aviso prévio, “provocando prejuízos relevantes à população, ao comércio local, às instituições e aos serviços públicos”. 

- PUB -

O município seixalense exige da E-Redes esclarecimentos claros, objetivos e fundamentados sobre as causas concretas dos cortes sucessivos, a apresentação de um plano de intervenção imediato que elimine as falhas recorrentes, um plano estruturado de reforço da rede elétrica, com especial incidência na freguesia de Fernão Ferro e prazos claros e calendarizados para a execução das medidas a implementar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não