Autarquia considera que colectividades têm papel preponderante no desenvolvimento cultural e desportivo
O Dia Nacional das Colectividades foi assinalado, no passado sábado, com o acto público da assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal e as colectividades do concelho, nos termos dos quais a autarquia transfere para estas um valor de 258 mil euros.
A propósito desta iniciativa, Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, realçou a importância das colectividades. “O Movimento Associativo tem um papel preponderante nas áreas do desenvolvimento cultural e desportivo, na coesão social, na participação cívica, no lazer, em suma, no desenvolvimento integral do ser humano e da colectividade. Neste sentido, apoiar os clubes e as associações é garantir melhores condições para o desenvolvimento das suas actividades em prol da população”.
Simbolicamente, o local escolhido para o evento foi o Pavilhão Leonel Fernandes, antigo campeão do mundo e da Europa de hóquei em patins, situado no espaço Mundet. Beneficiarão deste apoio financeiro mais de 90 instituições, que se consagram a promover o desporto, a cultura e o recreio pelo concelho do Seixal.
O pátio exterior e o pavilhão encheram-se com pessoas que quiseram presenciar a iniciativa autárquica e homenagear o Movimento Associativo. Entre a pequena multidão viam-se autarcas das juntas de freguesia e da Câmara Municipal, directores de colectividades, atletas, ex-atletas e cidadãos anónimos que quiseram, com a sua presença, vincar a importância de haver no concelho sociedades fortes e dinâmicas, que orientam a sua actividade para o enriquecimento cultural dos cidadãos.
Após os trabalhos protocolares, a Câmara Municipal ofereceu um jantar a todos que se associaram à iniciativa.