Presidente da autarquia, Paulo Silva, referiu que este projecto pioneiro em Portugal permite capacitar os jovens para a criação de projectos inovadores
Vários alunos do projecto Seixal Criativo, criado para dotar os estudantes do concelho com conhecimentos em robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, entre outras áreas, vão fazer estágios de Verão em empresas de dimensão nacional e internacional.
A informação foi divulgada esta quinta-feira pela Câmara Municipal do Seixal, responsável pela criação do projecto, em 2023.
The Inventors, OhMyDigital, Azorean, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, Hospital Santa Maria e o Instituto Superior de Agronomia são algumas das entidades parceiras do projecto Seixal Criativo e que recebem, este Verão, vários alunos em regime de estágio, indicou a autarquia.
Assim, 27 alunos vão estagiar durante o Verão em empresas de áreas como a Programação; Arquitectura e Design; Bioquímica; Gestão; Arquitectura Paisagista; Design e Engenharia Mecânica; Criação de Hardware; Hardware e Programação; Criação Digital; Astronomia; Veterinária; Medicina e Comunicação e Marketing.
Em comunicado, o presidente da autarquia, Paulo Silva, referiu que este projecto pioneiro em Portugal permite capacitar os jovens para a criação de projectos inovadores nas áreas da ciência e tecnologia.
“O Seixal Criativo tornou-se rapidamente numa referência a nível nacional, registando um interesse crescente, não apenas por parte dos alunos, mas também de empresas entusiasmadas com os projectos desenvolvidos, contribuindo assim para o sucesso escolar e profissional dos jovens do concelho”, frisou o autarca.
Neste centro de aprendizagem, que funciona nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e aposta em dotar os estudantes com conhecimentos em diversas tecnologias, robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem, entre outras áreas, os alunos podem, por exemplo, aprender a construir um drone aquático, projectar um veículo eléctrico, criar uma loja online ou, ainda, construir um jogo virtual.
Os mentores do projecto são os especialistas em inovação e tecnologia, António Câmara e Edmundo Nobre.
Inicialmente destinado a apenas jovens do 10.º ano de escolaridade, acabou por ser alargado, no ano lectivo 2023-2024, a alunos entre o 9.º e 11.º ano, possibilitando a escolha entre dois tipos de cursos.
O Seixal Criativo nas Escolas é outra das novas valências deste projecto, consistindo em módulos de formação ministrados em horário escolar para alunos do 7.º ao 12.º ano.