O espaço mágico abre a 29 de novembro e o Pai Natal chega no dia seguinte para acender a árvore gigante
O núcleo urbano antigo do Seixal volta este ano a transformar-se numa verdadeira Aldeia Natal. É já a 29 de novembro, e promete festa e muita cor até 4 de janeiro à beira da Baía com novas diversões, espetáculos e atividades para toda a família. O grande momento será, como sempre, a chegada oficial do Pai Natal a 30 de novembro.
Com inúmeras atividades para miúdos e graúdos, este ano, além da já habitual árvore de Natal gigante, da casa do Pai Natal, do comboio turístico, da roda gigante e do carrossel parisiense, a Aldeia Natal apresenta novas atrações. Os visitantes poderão divertir-se numa pista de gelo maior e experimentar novos equipamentos, como o bee cup ride e o sakura tree cherry ride.
Embora este espaço possa ser visitado a partir de 29 de novembro, a abertura oficial será a 30 de novembro, às 17h30, com a chegada do Pai Natal e o acender da árvore gigante, num momento de magia e animação de rua.
No sábado 6 de dezembro, realiza-se o já habitual espetáculo Mais Um Natal sem Hospital no Seixal, às 15.30 horas, na Sociedade Filarmónica União Seixalense. Trata-se de uma iniciativa que relembra, uma vez mais, a reivindicação da população, da Comissão de Utentes de Saúde, dos órgãos autárquicos e da Plataforma Juntos pelo Hospital quanto à necessidade da construção de um hospital no concelho.
O evento é também um momento de união, partilha e solidariedade, que junta no palco artistas locais e nacionais para um espetáculo musical único. A entrada é gratuita, mas sujeita às condições de acesso e à reserva prévia de lugar.
Por sua vez os Concertos de Natal irão decorrer entre 6 e 20 de dezembro, nas igrejas do concelho e no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, levando música e encanto a todas as freguesias.
Ao longo dos festejos natalícios, haverá ateliês destinados às escolas, atividades familiares e passeios em embarcação tradicional no Tejo. No espaço institucional da Câmara Municipal do Seixal estarão presentes várias instituições sociais e de saúde do concelho, que apresentarão o seu trabalho e realizarão angariações de fundos através da venda de artesanato e outros produtos.
O mercado de Natal e as áreas de street food completam a oferta, com cerca de 30 stands de artesanato e diversas iguarias típicas da época. “A Aldeia Natal do Seixal promete, assim, um programa diversificado que reforça o espírito festivo e dá um brilho especial ao Natal no concelho”, sublinha a autarquia.