23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
A Barraca leva a cena no Seixal luta pela igualdade entre mulheres e homens

A Barraca leva a cena no Seixal luta pela igualdade entre mulheres e homens

A Barraca leva a cena no Seixal luta pela igualdade entre mulheres e homens

De Mary para Mary”, numa encenação de Maria do Céu Guerra, fala sobre a pioneira do pensamento feminista que reclama direitos

Com encenação de Maria do Céu Guerra, este sábado, 13 de Janeiro, o palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, recebe a peça “De Mary para Mary”, de Paloma Pedrero, numa interpretação da companhia A Barraca.

- PUB -

Com início às 21h30, a peça sobre Mary Wollstonecraft (1759-1797), pioneira do pensamento feminista, conta sobre uma mulher que se atreveu a reclamar a igualdade entre mulheres e homens num tempo em que a própria ideia de igualdade era inadmissível.

Gravemente doente na sequência do parto, sofre de uma febre puerperal aguda, e no delírio da febre, Wollstonecraft acredita estar a dar uma conferência, lê-se na sinopse de ”De Mary para Mary”. Contudo, o seu único público é a sua filha recém-nascida, que virá a ser a aclamada escritora Mary Shelley, autora de um dos clássicos da literatura mundial: “Frankenstein”.

Considerado um texto comovente, dramático, poético, político, pedagógico, neste espectáculo Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “Não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar”.

- PUB -

Sobre esta peça, comenta o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, que esta é “mais uma incursão teatral de enorme qualidade e que nos remete para um tema intemporal: a igualdade entre mulheres e homens”.

O custo do ingresso é de 10 euros, com desconto de 50% para jovens até 25 anos, reformados, munícipes, trabalhadores das autarquias do Seixal, profissionais do espectáculo e para a companhia Teatro da Terra, em bilhetes adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -