28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalA guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa este sábado no Fórum...

A guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa este sábado no Fórum do Seixal

O concerto, apresentado já em Nova Yorque e Washigton, além de temas da sua autoria, apresenta obras de nomes maiores da música

- PUB -

O território é, historicamente, ocupado por homens, mas uma mulher destacou-se na última década. Chama-se Marta Pereira da Costa e estará ao vivo este sábado, 17 de Fevereiro, às 21h30 no auditório do Fórum Cultural do Seixal, antes de partir para uma série de concertos em países como Austrália, Macau, Canadá e Nova Iorque, cidade onde já actuou nas mais emblemáticas salas.

Se hoje brilha com a guitarra portuguesa, Marta iniciou a sua formação musical no piano, aos quatro anos, passando pela guitarra clássica aos oito anos para anos mais tarde se dedicar em exclusivo à guitarra portuguesa.

Em 2012 deixou para trás uma licenciatura em Engenharia Civil para se dedicar à música e começa por gravar com Rodrigo Costa Félix, o álbum “Fados de amor”, o primeiro disco de fado em que a guitarra portuguesa é tocada na integra por uma mulher.

- PUB -

Dois anos mais tarde é galardoada pela Fundação Amália Rodrigues e pode-se dizer que nunca mais parou com concertos por todo o mundo, nas mais importantes salas e nos mais importantes festivais internacionais de guitarra, colaborações com nomes como Dulce Pontes, Rui Veloso, Jaques Morelembaum ou Mayra Andrade, compõem a caminho de Marta até à actualidade.

Entretanto, Marta Pereira da Costa desafiou o pianista Alexandre Diniz para um projecto no qual guitarra portuguesa e piano se unem de forma única e intimista, com todo o leque de influências e gostos musicais dos seus interpretes. O concerto, apresentado já em Nova Yorque e Washigton, além de temas da sua autoria, apresenta obras de nomes maiores como Carlos Paredes, George Gershwin, Joaquín Rodrigo, Chick Corea, José Luis Tinoco ou António Pinho Vargas.

Opinião Musical

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -