27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalAutarquia avançou com o realojamento de 22 famílias do Rio Judeu e...

Autarquia avançou com o realojamento de 22 famílias do Rio Judeu e destruiu barracas

As famílias vão celebrar contratos de arrendamento com a Câmara do Seixal e pagar renda de acordo com as suas capacidades financeiras 

- PUB -

São 55 o número de pessoas pertencentes a 22 famílias que, a 30 de Janeiro, começaram a ter nova vida com o início do realojamento, por parte da Câmara Municipal, destes moradores do núcleo habitacional precário do Rio Judeu, igualmente conhecido por Quinta João Tomás.

“As habitações, precárias, em madeira e alvenaria, foram posteriormente demolidas de modo que não sejam novamente ocupadas”, refere a autarquia.

O realojamento decorreu no âmbito do Plano Municipal de Habitação do Concelho do Seixal 2021-2026, “pensado para dar resposta às carências habitacionais do concelho e que tem como objectivo criar condições de acesso a habitações adequadas, com custos compatíveis com o orçamento financeiro das famílias”.

- PUB -

Para o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, esta operação de realojamento é importante na medida em que estas famílias “vêem consagrado o seu direito a habitação condigna”. E sobre as casas em Rio Judeu diz: “Este era um antigo núcleo de casas degradadas que foram incluídas no realojamento do concelho”.

Sublinha ainda o autarca que este processo obrigou a um trabalho “árduo” por parte dos trabalhadores da Câmara do Seixal no recenseamento das famílias, isto depois de ter sido feito o mesmo trabalho para o realojamento de 243 famílias de Vale de Chícharos.

O passo seguinte, é as famílias que estavam em Rio Judeu celebrarem um contrato de arrendamento com a Câmara do Seixal e “pagar renda de acordo com as suas capacidades financeiras”, diz Paulo Silva.

- PUB -

Entretanto, a autarquia está a fazer outros processos de alojamento com rendas acessíveis, foca o autarca que dá o exemplo da recente aquisição, por parte da Câmara, do prédio onde funcionava o antigo centro de saúde de Corroios. “Vai ser requalificado para receber habitação e criar fracções habitacionais para arrendamento a jovens casais”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -