27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalAssembleia Municipal do Seixal aprova orçamento camarário para 2024 de mais de...

Assembleia Municipal do Seixal aprova orçamento camarário para 2024 de mais de 153 M€

“15 eixos prioritários de intervenção” têm como principal objectivo o aumento do investimento público municipal e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes

 

- PUB -

A Assembleia Municipal do Seixal aprovou o orçamento do município para 2024 num valor superior a 153 milhões de euros, segundo informação esta quarta-feira divulgada pela autarquia.

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2024 de 153,4 milhões de euros foram aprovados na noite de segunda-feira com os votos favoráveis da CDU e do deputado municipal independente Henrique Rodrigues, a abstenção do Bloco de Esquerda e da eleita independente Soraia Rosário e os votos contra de PS, PSD, Chega e PAN.

Em Dezembro de 2022, a Assembleia Municipal do Seixal rejeitou o orçamento camarário para este ano, que apenas foi aprovado em Julho.

- PUB -

O orçamento para 2024 agora aprovado assenta em “15 eixos prioritários de intervenção” e, segundo a autarquia, tem como principal objectivo o aumento do investimento público municipal e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Ao nível da educação, estão previstas, entre outras medidas, a programação de novas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar em Fernão Ferro (Pinhal do General), nos Foros de Amora (Quinta da Charnequinha) e em Corroios (Pinhal Vidal) e a requalificação das escolas básicas de Arrentela, Bairro Novo, Quinta do Conde de Portalegre e Fogueteiro.

Ainda na área da educação, o orçamento prevê o pagamento integral das refeições escolares a todos os alunos do 1.º ciclo e pré-escolar integrados no escalão B da ação social escolar e o alargamento do Projecto Seixal Criativo – Centro de Aprendizagem e Experimentação, que explora as áreas da ciência e tecnologia.

- PUB -

No plano do desenvolvimento social, o executivo propõe-se a apoiar a conclusão da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Fernão Ferro, a construção do Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Casal do Marco, assim como dos futuros centros de actividades, capacitação e inclusão da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal e da Associação Nacional de Pais e Amigos de RETT.

Na cultura, o executivo camarário prevê a conclusão do Centro Cultural José Saramago, na Amora, e da futura Aldeia do Bombo, assim como a criação do Espaço 25 de Abril – Memória e Futuro.

Na área do desporto, a autarquia pretende abrir concurso para a construção do Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro.

Em matéria ambiental e do bem-estar animal, o executivo refere que irá começar a construção do novo Parque Natural de Arrentela, estando também em agenda a implementação de novas hortas urbanas.

No que respeita à mobilidade e transportes públicos, o executivo inscreveu no orçamento a construção da alternativa à EN10 entre Corroios e Amora

Na habitação, continuará a ser executada a Estratégia Local de Habitação com a requalificação dos bairros municipais da Cucena e Fogueteiro e será criado um Programa de Arrendamento Acessível.

Ao nível da segurança e protecção civil, está previsto o apoio à construção da nova esquadra da PSP da Divisão Policial do Seixal, em Arrentela, assim como a participação na construção dos novos quartéis da GNR de Paio Pires e Fernão Ferro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -