24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalFestas populares mexem com todo o concelho através da música e tradição

Festas populares mexem com todo o concelho através da música e tradição

Ana Moura, Emanuel, Wet Bed Gang e Calema são os cabeças de cartaz de uma vasta oferta festeira

 

- PUB -

O folguedo está aí à porta. A oferta festeira é vasta e diversificada: música clássica e popular, folclore, teatro, desfile náutico, espectáculo circense, estátuas vivas, bandas filarmónicas, marchas populares, bailes, desfile etnográfico, enfim, o difícil será escolher. Quanto a artistas, o cartaz chama ao palco Ana Moura, Emanuel, Wet Bed Gang, Calema, Pedro Moutinho, Danni Gato e muitos outros.

Em declarações a O SETUBALENSE, Maria João Costa, presidente da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires, colocou a expectativa alta para esta edição das festas populares. “A nossa expectativa é que, este ano, as festas tragam muitas mais pessoas às nossas freguesias e voltem a ser o lugar privilegiado de convívio e ponto de encontro entre amigos e família, não dos munícipes do concelho, mas também de todos os que queiram divertir-se neste nosso maravilhoso espaço de celebração popular”.

O Seixal é o local de partida para as Festas Populares de Verão no concelho, que duram entre 28 de Junho e 2 de Julho. Entre um vasto leque de actividade lúdicas e culturais, desfile de marchas, momentos de fado e outras representações musicais, destaca-se a presença de alguns nomes maiores da música que se faz e ouve em Portugal, que subirão ao palco do Parque Urbano da Quinta dos Franceses.

- PUB -

A abrir este desfile musical – dia 28 – estarão os Calema, duo constituído pelos irmãos Fradique (36 anos) e António Mendes Ferreira (31 anos), oriundos de S. Tomé e Príncipe. Vieram para Portugal em 2008, mas três anos mais tarde mudaram-se com a família para França, onde viriam a ser descobertos por Anselmo Ralph. A partir de então foi a construção de caminho que, em 2017, com o terceiro disco, “A.N.V.” e o tema “A nossa vez”, que se tornaria um tema incontornável até aos dias de hoje, os levou aos principais festivais portugueses, até receberem o Prémio de Melhor Grupo nos recentes Prémios Play da música portuguesa.

A primeira das grandes presenças do fado ocorre dia 29, com Pedro Moutinho, um nome de relevo no mundo do fado. Aos 46 anos, Pedro Moutinho, sendo oriundo de uma família onde o fado se ouvia em permanência, percebe-se que o caminho dele e dos irmãos só podia ser na música: Camané e Helder Moutinho.

Com uma carreira sustentada num equilíbrio de poemas e de música, e confirmada em mais de meia dúzia de álbuns, Pedro Moutinho chega ao Seixal com um novo disco, “Casa”, que teve apresentação já este ano, num concerto no Centro Cultural de Belém.

- PUB -

Dia 30 subirá ao palco da Quinta dos Franceses, Emanuel, um nome sobejamente conhecido da música portuguesa, cujos sucessos populares irão certamente atrair muito público. Aos 66 anos de idade e com 30 anos de uma carreira cheia de canções, Emanuel é o “nome popular” do cartaz deste ano das Festas do Seixal.

Dia 1 de Julho, os Wet Bed Gang, grupo de Vialonga, é um dos fenómenos da música em Portugal, sendo nomeados para os Prémios Play na categoria de Melhor Grupo, em 2019, 2021, 2022 e 2023. A multiculturalidade e a sua sonoridade, que remete para a irreverência rap, foi criando raízes ao longo dos 10 anos do grupo e chegam a 2023 com uma agenda carregada de concertos. Foram mais de 57 milhões de visualizações no Youtube, para o seu EP de estreia, em 2018, e o álbum Ngana Zambi’, que inclui o tema ‘Bairro’, que numa semana foi reproduzido mais de um milhão e meio de vezes.

A encerrar a programação musical do palco principal estará Ana Moura, nome maior do fado e que, com o mais recente álbum, “Casa Guilhermina”, que marca uma mudança na sua carreira e lhe granjeia a conquista de diversos Prémios Play já este ano. Para trás fica mais de um milhão de discos vendidos, parcerias internacionais de relevo (recordar por exemplo Rolling Stones e Prince) e uma lista de grandes sucessos, muitos dos quais desfilarão neste concerto no Seixal.

 

Com António Ramos

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -