24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalQuinta da Fidalga oferece Verão cultural com destaque para Manuel Cargaleiro

Quinta da Fidalga oferece Verão cultural com destaque para Manuel Cargaleiro

Exposição, sobretudo de trabalhos de cerâmica e tapeçaria, inspirados na vida e obra do mestre, é inaugurada amanhã

 

- PUB -

A Quinta da Fidalga, localizada no coração do Seixal, é um pólo de divulgação de cultura no concelho e, em certa medida, em toda a margem Sul.

À semelhança dos anos anteriores, também este Verão sediará várias iniciativas de natureza artística e cultural, com destaque, naturalmente, para uma exposição de Manuel Cargaleiro, que o público poderá ver entre 17 de Junho e 22 de Outubro.

Trata-se de um conjunto de trabalhos, sobretudo, de cerâmica e tapeçaria, inspirados na vida e obra artística do mestre. Ou seja, a Câmara Municipal do Seixal oferece-nos a possibilidade de contactarmos visualmente com um dos “mais versáteis artistas do nosso país, amplamente reconhecido também a nível internacional”.

- PUB -

A propósito do evento, o presidente da autarquia, Paulo Silva, sublinhou que o “Seixal é um concelho de artistas e de mestres. Manuel Cargaleiro é uma referência, cuja obra dispensa quaisquer apresentações”.

“Esperamos que os visitantes possam desfrutar das obras ali expostas e entender a magia dos trabalhos do artista. Cargaleiro é intemporal, pela constância e extensão do seu trabalho multifacetado e eterno, singular pela luz, pela cor e pela felicidade e esperança que nos transmite e que, aliás, encontramos também nas suas palavras”.

Para melhor se entender a obra do mestre, atentemos no que ele próprio diz a tal respeito: “Comecei a minha vida de artista como ceramista e sou ceramista mesmo quando faço pintura a óleo”.

- PUB -

“Não consigo imaginar uma coisa sem a outra. As minhas duas práticas, claro que se influenciam mutuamente. Não posso esquecer todos os meus conhecimentos sobre a história da faiança ou sobre a decoração mural quando pinto, assim como não esqueço a minha cultura pictórica quando crio em cerâmica. Está tudo muito ligado, e é isso que constitui a minha especificidade. Eu não copio os meus quadros nos azulejos: pinto directamente sobre a faiança, sem desenho prévio, como numa tela”.

Uma nota, também, para uma oficina de desenho, no jardim da Quinta, intitulada “Desenhar para Conhecer a Quinta da Fidalga – Um Novo Olhar para Dentro do Caderno”. Esta iniciativa é consagrada a crianças e jovens, a partir dos 10 anos, e realiza-se aos sábados de manhã.

Entretanto, os estudantes não foram esquecidos: para eles estão programadas várias iniciativas de terça a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 16 horas, como, por exemplo, “Motivos de Pintura – Do Estaleiro Naval à Quinta da Fidalga” ou “Hoje Vou Criar Uma Medalha”.

Recorde-se que a Quinta da Fidalga, cuja fundação remonta ao século XV, representa um dos exemplos mais antigos e melhor conservados dos espaços agrícolas e de recreio que outrora dominavam na região. Ela abriga o Centro Internacional de Medalha Contemporânea e a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -