29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalManual europeu aponta Amor’à Arte no Seixal como exemplo

Manual europeu aponta Amor’à Arte no Seixal como exemplo

O projecto tem por matriz a intervenção artística e social no espaço público e conta com a colaboração de grupos da comunidade

- PUB -

Desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal desde Junho de 2021, o projecto Amor’à Arte é um dos casos apontados como exemplo e foi agora incluído no manual Security by Design: Protection of Public Spaces from Terrorist Attacks, editado pela Comissão Europeia no âmbito da Agenda Europeia Contra o Terrorismo.

Desenvolvida pelo Joint Research Center, entidade semelhante ao LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, mas de âmbito europeu, a publicação teve a colaboração de diversos peritos, entre os quais Ana Verónica Neves, investigadora social portuguesa especializada em Prevenção da Criminalidade através do Espaço Construído.

Para a investigadora, o projecto Amor’à Arte é uma “boa prática e um exemplo nacional a incluir na edição europeia”, isto por “demonstrar como a arte urbana participada e inclusiva pode reduzir a insegurança e melhorar a imagem do espaço público”, cita a autarquia.

- PUB -

O projecto Amor’à Arte tem assim por matriz a intervenção artística e social no espaço público, e conta com a colaboração de diversos grupos da comunidade local.

“O objectivo é envolver a população na qualificação da área envolvente à sua habitação, zona de lazer ou trabalho, criando dessa forma uma identificação com o espaço público e contribuir para a sua preservação e valorização, aspectos que são também relevantes sob o ponto de vista da protecção contra o terrorismo”, explica a autarquia.

O mesmo tempo, realça que o manual Security by Design: Protection of Public Spaces from Terrorist Attacks poderá vir a ser “uma ferramenta a considerar no planeamento das cidades, ao fornecer um conjunto de orientações a implementar na protecção de pessoas, edifícios icónicos ou infra-estruturas, demonstrando que, mesmo neste contexto, é possível tornar os espaços seguros, confortáveis e atractivos, evitando o medo”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -