1 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalManual europeu aponta Amor’à Arte no Seixal como exemplo

Manual europeu aponta Amor’à Arte no Seixal como exemplo

O projecto tem por matriz a intervenção artística e social no espaço público e conta com a colaboração de grupos da comunidade

- PUB -

Desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal desde Junho de 2021, o projecto Amor’à Arte é um dos casos apontados como exemplo e foi agora incluído no manual Security by Design: Protection of Public Spaces from Terrorist Attacks, editado pela Comissão Europeia no âmbito da Agenda Europeia Contra o Terrorismo.

Desenvolvida pelo Joint Research Center, entidade semelhante ao LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, mas de âmbito europeu, a publicação teve a colaboração de diversos peritos, entre os quais Ana Verónica Neves, investigadora social portuguesa especializada em Prevenção da Criminalidade através do Espaço Construído.

Para a investigadora, o projecto Amor’à Arte é uma “boa prática e um exemplo nacional a incluir na edição europeia”, isto por “demonstrar como a arte urbana participada e inclusiva pode reduzir a insegurança e melhorar a imagem do espaço público”, cita a autarquia.

- PUB -

O projecto Amor’à Arte tem assim por matriz a intervenção artística e social no espaço público, e conta com a colaboração de diversos grupos da comunidade local.

“O objectivo é envolver a população na qualificação da área envolvente à sua habitação, zona de lazer ou trabalho, criando dessa forma uma identificação com o espaço público e contribuir para a sua preservação e valorização, aspectos que são também relevantes sob o ponto de vista da protecção contra o terrorismo”, explica a autarquia.

O mesmo tempo, realça que o manual Security by Design: Protection of Public Spaces from Terrorist Attacks poderá vir a ser “uma ferramenta a considerar no planeamento das cidades, ao fornecer um conjunto de orientações a implementar na protecção de pessoas, edifícios icónicos ou infra-estruturas, demonstrando que, mesmo neste contexto, é possível tornar os espaços seguros, confortáveis e atractivos, evitando o medo”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -