27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal apoia cerca de 3 500 famílias com isenção ou redução do...

Seixal apoia cerca de 3 500 famílias com isenção ou redução do custo da água

Tarifário Social Automático aprovado. Medida destina-se exclusivamente ao uso doméstico

A adesão da Câmara Municipal do Seixal ao Tarifário Social Automático vai beneficiar cerca de 3 500 famílias carenciadas do concelho. A decisão tomada pelo executivo na última quarta-feira visa “a isenção das tarifas fixas ou redução de 50% nas tarifas variáveis para consumo de água, saneamento e resíduos”, anunciou a autarquia.

- PUB -

Desta forma, a edilidade vai ampliar o apoio àqueles que se encontram em situação de maior fragilidade, conforme sublinha Paulo Silva, que assumiu recentemente a presidência da Câmara com a saída de Joaquim Santos do cargo.

“Esta medida permitirá alargar substancialmente os apoios sociais prestados pela autarquia e, sendo a água um bem essencial à vida, consideramos que todas as pessoas têm direito ao abastecimento de água e ao saneamento no seu local de residência, de trabalho e de permanência habitual com a proximidade, quantidade e qualidade adequadas à sua segurança sanitária e ao seu conforto”, sustenta o autarca da CDU.

O Tarifário Social Automático – que, reforça a edilidade, abrange apenas “pessoas e agregados familiares em comprovada situação de carência sócio-económica” – destina-se “exclusivamente ao uso doméstico”. E, explica a autarquia, aplica-se somente “sobre o ponto de ligação à rede de distribuição, correspondente ao domicílio fiscal do consumidor final do fornecimento dos serviços de águas”.

- PUB -

A isenção das tarifas fixas assim como a manutenção de 50% de desconto em vigor no concelho incide sobre “consumos até 10 metros cúbicos (para agregados até quatro pessoas)”. A partir de consumos de 10 metros cúbicos, a facturação passa a ser feita “ao preço das tarifas variáveis do tarifário doméstico”. Mas está prevista uma excepção: “Se os agregados familiares tiverem mais de quatro elementos, o limite será acrescido de 2 metros cúbicos por cada membro do agregado”, indica o município, a concluir.

Educação Aprovadas bolsas de estudo no valor de 53.750€

Outra das propostas aprovadas na mesma reunião, no que toca a apoios, foi a atribuição de um montante global de 53.750 euros em bolsas de estudo para alunos do concelho.

As bolsas destinam-se a estudantes dos ensinos secundário e superior, residentes no concelho seixalense, “como forma de incentivo ao seu percurso académico e visando a redução das desigualdades sociais que continuam a impedir o acesso de muitos jovens ao ensino superior”, indica a autarquia. “No total, serão atribuídas 55 bolsas de estudo, sendo 25 destinadas a alunos do secundário (perfazendo o valor de 18.750 euros) e as restantes a estudantes do ensino superior, num valor total de 35 mil euros”, detalha a edilidade, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -