30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal cede Unidade Móvel de Saúde à Administração Regional de Lisboa e...

Seixal cede Unidade Móvel de Saúde à Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Garcia de Orta

A viatura foi adquirida e preparada pela Câmara do Seixal e implicou um investimento de 75 mil euros

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal cedeu, gratuitamente, uma Unidade Móvel de Saúde à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e ao Hospital Garcia de Orta, em Almada.

O protocolo de colaboração e cedência de utilização desta viatura foi assinado a 4 de Fevereiro, e inscreve-se no âmbito do projecto municipal Saúde sobre Rodas. Esta Unidade Móvel de Saúde “foi adquirida pela Câmara do Seixal, que a preparou para o serviço de saúde de proximidade às populações”, refere a autarquia em nota de Imprensa, onde indica ainda que a mesma representou “um investimento de cerca de 75 mil euros”.

O Saúde sobre Rodas é um projecto comunitário implementado em 2004, no âmbito do Projecto Municipal Seixal Saudável, que visa a prestação de cuidados de saúde a grupos prioritários em contexto comunitário, com recurso a uma unidade móvel.

- PUB -

Este projecto, que resulta de uma parceria entre as três entidades, ARSLVT, Hospital Garcia de Orta e Câmara do Seixal, tem como missão actuar em diversas áreas, designadamente na “promoção da adesão aos programas de saúde infantil, materna, do adulto e do idoso” e “controlo da diabetes e hipertensão arterial”.

Engloba ainda, entre outros serviços de saúde, a “monotorização e actualização do Plano Nacional de Vacinação”, e actua na “promoção da adesão ao planeamento familiar, promoção à adesão terapêutica, realização de sessões de educação para a saúde com o objectivo de fomentar a prática de estilos de vida saudáveis, prevenção da tuberculose, e realização do teste rápido de VIH a utentes com comportamentos de risco identificados”.

Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, aponta que a cedência desta viatura “é mais um contributo da autarquia para o bem-estar dos munícipes”, e sublinha que “apoiar e desenvolver medidas que visam a promoção da saúde e a prevenção das doenças tem sido um dos objectivos primordiais da Câmara Municipal”.

- PUB -

Dá como exemplo deste comprometimento “o desenvolvimento do projecto de cooperação intersectorial Seixal Saudável e da integração do município nas redes europeia e portuguesa de Cidades Saudáveis”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -