8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Seixal Tarifa integrada de água, saneamento e resíduos sólidos baixa para ajudar famílias...

Tarifa integrada de água, saneamento e resíduos sólidos baixa para ajudar famílias e economia

Redução de 20% entra em vigor entre 1 de Abril e 30 de Junho e abrange consumidores domésticos e não domésticos

 

- PUB -

O Seixal vai baixar a tarifa integrada de água, saneamento e resíduos sólidos como medida de apoio às famílias e à economia do concelho. A deliberação saiu da reunião de câmara da última quarta-feira, e vem na sequência dos constrangimentos impostos pelo Estado de Emergência.

“Esta é mais uma das medidas de apoio que o município presta às famílias e ao tecido económico local, perante os constrangimentos decorrentes do estado de emergência em vigor”, sinalizou o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, sobre as razões do elenco municipal para aprovar esta proposta.

O documento considera assim a redução de 20% nas tarifas do consumo de água, saneamento e resíduos sólidos, entre 1 de Abril e 30 de Junho, abrangendo todos os consumidores domésticos e não domésticos.

- PUB -

Com isto, o município “abdica de cerca de 1 milhão de euros”, explica Joaquim Santos, “a favor das famílias, instituições e empresas, pois entendemos que a realidade decorrente da pandemia tem imposto dificuldades acrescidas às famílias e à actividade económica, que viram os seus rendimentos diminuídos”, acrescenta o autarca.

Em comunicado, a autarquia recorda que segundo um estudo publicado pela DECO em 2020, “o município do Seixal, cuja água é de excelente qualidade, tem das tarifas mais baixas de água, saneamento e resíduos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”.

Ainda em relação às medidas de apoio no âmbito da covid-19, foi aprovada a prorrogação da suspensão da cobrança e a isenção do pagamento de diversas taxas, até ao próximo dia 30 de Junho, para todas as micro e pequenas empresas.

- PUB -

Isenção das rendas de casa

Na mesma reunião, por proposta do Bloco de Esquerda, através do seu vereador Francisco Morais, foi apresentada, e aprovada, uma medida de apoio às famílias e de resposta à Emergência Social, no âmbito da pandemia, que incide na isenção temporária do pagamento das rendas de habitação social no município.

Os bloquistas explicam, m comunicado, que esta proposta “decorre de uma outra apresentada pelo executivo CDU, que visava o diferimento do pagamento das rendas sociais”.

O documento do Bloco determina que “até Setembro de 2021, os moradores das habitações propriedade da Câmara Municipal estarão isentos do pagamento das respectivas rendas”.

“Esta medida representa um apoio concreto e directo a uma importante franja da população mais vulnerável, beneficiando cerca de 225 agregados familiares do concelho do Seixal, constituindo, assim, um importante sinal político”, refere o partido.

Para além desta medida, o Bloco afirma que tem vindo a “insistir junto do executivo municipal” com outras medidas sociais, ente elas, uma sobre a Automatização da Tarifa Social da Água e Resíduos. Medida que “poderá beneficiar actualmente mais de 12 mil famílias residentes no concelho e “cuja discussão e aprovação foi já requerida ao executivo CDU”.

Acrescenta o partido que “a Assembleia Municipal do Seixal já aprovou uma recomendação ao executivo nesse mesmo sentido, sob proposta dos deputados municipais bloquistas”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -