26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal aproveitou o Verão para renovar escolas

Seixal aproveitou o Verão para renovar escolas

Durante a pausa escolar de Verão a Câmara do Seixal avançou com obras de beneficiação das escolas da sua responsabilidade, de forma que, com o arranque do novo ano lectivo, ontem, “as crianças e jovens do concelho tenham melhores condições”.
Refere a autarquia, em comunicado, que está a “investir mais de 8 milhões de euros na renovação e requalificação das escolas de 1.º ciclo e pré-escolar, em mais de 30 estabelecimentos de ensino, com a substituição de coberturas e pavimentos, beneficiação de recreios e diversos arranjos interiores e exteriores”.

- PUB -

A isto acrescenta que investiu também “mais de 1 milhão de euros na remoção de coberturas de fibrocimento em 14 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, procedendo depois à colocação de novas coberturas, garantindo não só melhores condições de segurança e saúde, mas também de conforto térmico”.

Entretanto a Câmara do Seixal “continua a exigir ao Governo a remoção do fibrocimento existente nas escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclo e secundárias e que esses 13 estabelecimentos de ensino da sua responsabilidade sejam alvo de obras de valorização e de construção de equipamentos, nomeadamente dos cinco pavilhões desportivos escolares em falta”.

Noutro âmbito, a autarquia decidiu atribuir 10 bolsas a estudantes de ensino superior no valor global de 12 500 euros e 20 bolsas a alunos do secundário no valor total de 15 mil euros. A acção social escolar do município estender-se-á também a ajudas subsidiárias na aquisição de livros, material escolar e acesso a refeições escolares que, no total, atingem os 28 504 euros.

- PUB -

Para o presidente do executivo, “a pandemia da covid-19 não nos pode afastar do direito universal à educação”. Joaquim Santos reforça ainda que é “importante assegurar a igualdade de oportunidades a todos os estudantes do município: igualdade no acesso aos materiais didácticos e igualdade no acesso a espaços físicos renovados e requalificados”.
A autarquia afirma que está a acompanhar as medidas e planos de contingência necessários ao regresso das crianças e jovens às escolas, em articulação com os agrupamentos escolares e autoridades de saúde locais, de modo que este regresso seja concretizado com a máxima segurança.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -