25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalQuatro mil pequenos foliões tomaram conta das ruas do concelho do Seixal...

Quatro mil pequenos foliões tomaram conta das ruas do concelho do Seixal [galeria]

O Setubalense acompanhou o desfile dos foliões da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires

 

- PUB -

Cerca de quatro milhares de alunos do 1.º ciclo e de 19 estabelecimentos do ensino pré-escolar público e privado folgaram ao Carnaval pelas ruas das freguesias do concelho, na manhã da última sexta-feira. A iniciativa, levada a cabo anualmente pelas autarquias e as escolas, inscreve-se no Plano Educativo Municipal.

O Setubalense acompanhou o desfile dos foliões da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires, que se concentrou na marginal da Quinta dos Franceses para se movimentar, em cortejo, para o Largo Mártires da Liberdade, no coração da cidade, depois de cruzar a Rua Paiva Coelho.

A meio do percurso, num pequeno palco montado para o efeito, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Santos, e outros autarcas saudaram a passagem do corso carnavalesco, no qual se misturavam palhaços, pantomineiros e figuram em andas gigantescas.

- PUB -

As fantasias dos petizes, as mais diversas, não conheciam limites à imaginação para se converterem em cartas do baralho, notas de música, toureiros, campinos, varinas, arlequins, pintores e piratas. Viam-se trajes regionais de todo o país, uma escola exteriorizava as emoções, outra homenageava o jogo da bola, outra ainda chamava a atenção para os benefícios da actividade física … Evocava-se o gosto pela leitura, a defesa das espécies animais em extinção ou a necessidade de protegermos a natureza.
A música, é claro, era brasileira e os miúdos tentavam e conseguiam entrar no ritmo. Ouviam-se risos e palmas, as cores perpassavam pelos olhos de quem assistia num redopio incessante e entontecedor.

Junto ao palco dos autarcas, um palhaço ia debitando ao microfone um discurso inteligente e realmente divertido. Todo ia fluindo com naturalidade, entre o evidente contentamento dos mais pequenos. Muitos familiares não quiseram perder a oportunidade de observarem o descendente num outro mundo. E uns e outros cumprimentavam-se com sorrisos.

Enfim, foi uma manhã de sol e alegria, em que tudo correu bem, como se estivéssemos num meio a que não estávamos habituados. E se tivesse corrido mal? Ora, afinal, estávamos no Carnaval.

- PUB -

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -