26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalPrimeiro-ministro visitou paiol no Seixal que alberga parte das armas furtadas

Primeiro-ministro visitou paiol no Seixal que alberga parte das armas furtadas

António Costa esteve pouco mais de 30 minutos em Fernão Ferro. Governante salientou que actualmente todo o material militar está resguardado em paióis seguros, como o de Fernão Ferro

O primeiro-ministro, António Costa, visitou durante a tarde desta quarta-feira um paiol em Fernão Ferro, no concelho do Seixal, que alberga material transferido de Tancos, inclusive algum do furtado e entretanto recuperado.

- PUB -

“Hoje temos todo esse material militar devidamente resguardado em paióis que oferecem toda a segurança e, portanto, em condições de não se voltarem a repetir as situações que ocorreram em Tancos. Resta-nos agora aguardar que a Justiça conclua o seu trabalho de investigação sobre essa ocorrência”, declarou o primeiro-ministro no final da curta visita, de pouco mais de 30 minutos, ao Depósito de Munições da NATO, situado em Fernão Ferro.

Já ao final da manhã, mas em Mafra, e depois de uma visita ao Exército, Costa havia sublinhado que o material que estava nos paióis de Tancos foi movimentado para outras instalações que garantem aos portugueses que novo furto de armas não se repetirá.

“Já foi removido de Tancos todo o material que estava nos paióis”, material que foi recondicionado “em novas instalações militares que oferecem segurança e asseguram aos portugueses” que não se repetirá uma situação como a que aconteceu em Tancos, garantiu o chefe do Governo, que depois visitou um dos espaços que alberga parte do material outrora de Tancos.

- PUB -

Em Junho, o Exército revelou a violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois ‘paiolins’, tendo desaparecido granadas de mão ofensivas e munições de calibre nove milímetros.

Entre o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos estavam “granadas foguete anticarro”, granadas de gás lacrimogéneo e explosivos, segundo a informação divulgada pelo Exército.

Na terça-feira, o presidente da comissão de Defesa Nacional disse ter ficado esclarecido com as justificações dadas “com total transparência” pelo chefe do Estado-Maior do Exército, numa audição sobre o furto de material militar em Tancos.

- PUB -

O general Rovisco Duarte foi ouvido, à porta fechada, durante três horas e meia na comissão parlamentar de Defesa Nacional, a requerimento do CDS-PP, que pretendia esclarecimentos sobre a recuperação do material militar roubado na base de Tancos, sobre a desactivação daquela base militar e sobre as medidas de segurança adoptadas nas unidades do Exército.

O ministro da Defesa Nacional vai ser ouvido na comissão parlamentar na próxima terça-feira, dia 28. A audição de Azeredo Lopes foi requerida pelo PS depois de ter sido divulgada, pela Polícia Judiciária Militar, em 18 de Outubro, a recuperação do material de guerra furtado na base de Tancos para “actualizar informação”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -