Município, Associação Just a Change e a Fundação Galp cooperam numa acção que tem um orçamento de 63 mil euros
Quatro famílias do concelho de Santiago do Cacém estão prestes a ver suas condições de vida melhoradas com obras de recuperação das suas casas, que estão no terreno há já duas semanas. A intervenção surge da parceria entre a Associação Just a Change e a Fundação Galp, que têm no terreno 20 voluntários para realizar os trabalhos.
As obras de reabilitação, iniciadas no dia 22 de Julho, estão distribuídas pelas freguesias de Cercal do Alentejo, Santo André e União das Freguesias de São Domingos e Vale de Água.
Os voluntários estão por “trabalhos de substituição de telhados, de construção civil e de pintura”, com vista a melhorar as condições das habitações destas quatro famílias, como explica a Câmara Municipal de Santiago do Cacém em nota de Imprensa.
O esforço conjunto decorre de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Fundação Galp e a Associação Just a Change.
O projecto conta com um orçamento total de cerca de 63 mil euros. A autarquia santiaguense contribuiu com 13 mil euros, que cobrem as despesas de deslocação e alimentação dos voluntários. Além disso, o município oferece “um espaço para o armazenamento de material e o seu transporte, para a realização das reuniões da equipa técnica e a gestão do entulho gerado pelas obras”.
A Fundação Galp tem o papel de promover o voluntariado entre os colaboradores do Grupo Galp e assegurar a instalação gratuita de equipamentos energéticos nas habitações reabilitadas. Já a Just a Change cobre os restantes 50 mil euros, destinados “aquisição e transporte de materiais, mão-de-obra técnica, gestão de projecto, deslocações e alimentação dos voluntários”.