Autárquicas: CDU aposta no regresso de Vítor Proença à Câmara de Santiago do Cacém [actualizada]

Autárquicas: CDU aposta no regresso de Vítor Proença à Câmara de Santiago do Cacém [actualizada]

Autárquicas: CDU aposta no regresso de Vítor Proença à Câmara de Santiago do Cacém [actualizada]

Candidatura do membro do PCP há 49 anos, “assume-se na continuidade do trabalho e intervenção” comunista

O actual presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, vai ser o candidato da CDU ao Município de Santiago do Cacém, que também já liderou, nas próximas autárquicas, anunciou esta quarta-feira a coligação. 

- PUB -

– PUB –

Em comunicado, a CDU, coligação liderada pelo PCP, indicou que Vítor Proença volta a assumir uma candidatura à Câmara de Santiago do Cacém 11 anos após ter sido eleito pela CDU para a presidência da Câmara de Alcácer do Sal, à qual não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

- PUB -

A candidatura de Vítor Proença, membro do PCP há 49 anos, “assume-se na continuidade do trabalho e intervenção” comunista “à frente dos destinos do concelho desde a revolução do 25 de Abril, sempre ao serviço das suas populações”, sublinhou.

No comunicado, a Coordenadora Regional do Litoral Alentejano da CDU realçou que a aposta em Vítor Proença “dá continuidade ao projecto, à visão e às propostas” da coligação e “pretende aprofundar ainda mais uma gestão democrática, de proximidade e inovadora”.

– PUB –

- PUB -

- PUB -

Trata-se de uma candidatura “que respeita e valoriza os trabalhadores da autarquia, que pretende elevar o desenvolvimento do concelho a novos patamares nas mais diversas áreas” para “continuar a projectar Santiago do Cacém na região Alentejo”, defendeu.

Além do trabalho desenvolvido pelo candidato, durante a sua presidência em Santiago do Cacém, com a construção de vários equipamentos desportivos, a CDU destacou a “intervenção e gestão autárquica” a que o actual executivo, liderado pelo também comunista Álvaro Beijinha, “soube dar expressão e seguimento”. 

Vítor Proença foi presidente da Câmara de Santiago do Cacém entre 2001 e 2013, ano em que foi eleito pela primeira vez para liderar o Município de Alcácer do Sal, onde ainda permanece.

– PUB –

Integra, desde 2014, o Conselho de Concertação Territorial, órgão presidido pelo primeiro-ministro e que inclui apenas seis presidentes de câmara e, desde 2021, faz parte da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Além de assumir a presidência da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), que junta os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira, no de Beja, presidiu à Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, que inclui 20 municípios.

Integrou o Conselho Directivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), entre 2013 e 2017, mantendo-se actualmente no Conselho Geral da ANMP. Subscreveu, em 2010, em Bruxelas, o Pacto dos Autarcas para o combate às alterações climáticas.

O candidato integra a Direcção Regional do Litoral Alentejano do PCP, bem como o Gabinete Técnico de Apoio às Autarquias Locais, junto do Comité Central do PCP.

O actual executivo da Câmara de Santiago do Cacém, liderado por Álvaro Beijinha, é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um da coligação PSD/CDS-PP. 

As eleições autárquicas deverão decorrer entre Setembro e Outubro deste ano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!