Incêndio florestal na zona de vale da Eira, em Ermidas-Sado entrou em fase de resolução na madrugada de hoje
O trânsito foi reaberto esta quarta-feira, às 08h23, de forma alternada, no Itinerário Complementar 1 (IC1) na zona do incêndio de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, revelou a Proteção Civil.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral indicou à agência Lusa que a circulação rodoviária, cortada nos dois sentidos desde as 17 horas de terça-feira, foi retomada numa das faixas do IC1.
“A circulação foi reaberta e está a fazer-se alternadamente por uma das faixas do IC1, desde as 08h23”, disse a fonte.
O incêndio florestal na zona de vale da Eira, em Ermidas-Sado, que deflagrou na tarde de terça-feira, entrou em fase de resolução na madrugada de hoje, indicou a Proteção Civil.
O sinistro, que chegou a ter três frentes ativas, foi dominado às 02h30, declarou à Lusa fonte do Comando Sub-regional do Alentejo Litoral.
Por volta das 9 horas de hoje, fonte do mesmo comando sub-regional explicou que desde que a ocorrência foi dada como dominada “os meios no terreno estão em trabalhos de rescaldo e vigilância”.
“Há muitos pontos quentes e os meios estão a proceder ao seu arrefecimento”, acrescentou.
Segundo a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultada pela Lusa, às 09h20 o incêndio mobilizava 228 operacionais, 78 viaturas e um meio aéreo.
O Governo decidiu na terça-feira prolongar a situação de alerta até às 23h59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para aumento da temperatura e risco agravado de incêndio rural.
O Ministério da Administração Interna indicou que “todas as medidas de caráter excecional, outrora implementadas, serão mantidas durante este período”.