Santiago do Cacém cria ‘Rota dos Museus’ para atrair visitantes

Santiago do Cacém cria ‘Rota dos Museus’ para atrair visitantes

Santiago do Cacém cria ‘Rota dos Museus’ para atrair visitantes

A Câmara de Santiago do Cacém e nove entidades assinaram esta quarta-feira, 1, um acordo que permite a instalação de uma Rota dos Museus no município do litoral alentejano

Os protocolos, envolvendo as Juntas de Freguesia de Abela, Alvalade, União de Freguesias de S. Domingos e Vale de Água, a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, JMV – Turismo Cultural Lda., Museu da Farinha, Diocese de Beja, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Turismo do Alentejo ERT, vão permitir o trabalho em rede na promoção do concelho do ponto de vista patrimonial.

“Queremos atrair turistas ao nosso território e esta rede vai permitir o trabalho conjunto entre as várias entidades que vão deixar de trabalhar cada uma por si”, realçou o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

- PUB -

Para financiar a implementação, promoção e animação da rota dos museus, a autarquia vai avançar com uma candidatura através do programa Portugal 2020.

“Estamos a preparar essa candidatura e estamos optimistas relativamente ao sucesso da mesma porque podemos vir a ter acesso a recursos financeiros para promover esta rede externamente do ponto de vista turístico”, adiantou o autarca.

Este projecto, considerado pioneiro no Alentejo,pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai, segundo Ceia da Silva, atenuar os efeitos da sazonalidade nesta região.

- PUB -

“Todos os intervenientes vão rentabilizar com este trabalho mas penso que mais tarde ou mais cedo vamos ter de integrar nesta rede os agentes turísticos na divulgação e promoção para dar a conhecer esta rota dos museus”, referiu.

Para a directora regional de cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, os núcleos museológicos existentes no concelho de Santiago do Cacém são “um caminho seguro para a obtenção de resultados na promoção do território”.

Para já, a rede conta com a integração do Museu Municipal de Santiago do Cacém, o Museu Rural de Abela, o Museu da Farinha de São Domingos e o futuro Museu de Arqueologia de Alvalade.

- PUB -

Helga Nobre

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -