O guitarrista brasileiro que conquistou Portugal com suas músicas e agora brilha em carreira solo
E se for á Feira do Monte em Santiago do Cacém, sábado pelas 22 horas, verá seguramente o cantor que fez furor com “Pode tentar”, um dos temas mais ouvidos nas rádios portuguesas nos últimos dois anos.
Brasileiro, de 44 anos, Maninho tem como nome de nascimento Phelipe Ferreira e deixou o seu país, rumando a Portugal há vários anos, onde começou a tocar como guitarrista dos mais importantes nomes da musica portuguesa, nomeadamente Mariza, HMB ou DAMA, entre outros nomes.
Apesar da regularidade e da consistência da sua carreira como músico, resolveu partir para novos caminhos e começar a trabalhar em nome próprio, escrevendo os seus temas.
“Há muitos anos que partilho o palco ou o estúdio com grandes artistas, o que tem sido uma escola e um privilégio enorme. Agora estou desejoso que as minhas músicas cheguem às pessoas e que eu possa apresentá-las ao vivo.” Dizia o ano Maninho, na altura em que lançava o seu primeiro tema. E foi logo com o primeiro tema, o sucesso lhe bateu á porta. “Pode tentar” ouviu-se até á exaustão no ano passado e ainda circula nas ondas do éter.
Seguiu-se o single “Vem pra cá”, ainda que, sem o eco do seu antecessor, confirmou Maninho como nome a reter por estes tempos.
A sua vida musical e a sua história como autor e como cantor, passará seguramente pelo palco do Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém. É estar atento.